| Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 362 - 18 a 24 de junho de 2007
Leia nesta edição
Capa
Mortadela
Cartas
Saúde RMC
Infovia
Lousa digital
Patentes
Extrato fitoterápico
Chá
Produção de mel
Preconceito
Anestésico
Painel da semana
Teses
Unicamp na mídia
Portal no JU
Livro da semana
Teses digitais
Bexiga hiperativa
Fiel depositário
 


10

Destaques do Portal da Unicamp na última semana

O coordenador geral da Unicamp, professor Fernando Costa (à direita), e João Luiz Pessa, da Cooperbio, assinam licenciamento (Foto: Antonio Scarpinetti)Empresa explora tecnologia
para produção de biodiesel

Cerimônia realizada no último dia 11, na sala do Conselho Universitário (Consu), celebrou a assinatura de convênio entre a Unicamp e a Cooperbio, cooperativa de biocombustíveis com sede em Cuiabá (MT), referente ao contrato de licenciamento de tecnologia para a produção de biodiesel. Em menos de dois meses, esse é o segundo contrato de licenciamento da mesma tecnologia negociado pela Agência de Inovação da Unicamp (Inova).

Trata-se de um catalisador de alto desempenho capaz de transformar gordura animal e óleos vegetais em combustível. A licença de exploração comercial é de 20 anos e a previsão é de que a Cooperbio produza até 110 milhões de litros de biodiesel por ano. A tecnologia foi desenvolvida pelo professor Antonio José da Silva Maciel, da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) da Unicamp, em parceria com seu aluno de doutorado, Osvaldo Candido Lopes. Como o contrato não confere exclusividade às empresas, a tecnologia deverá ser objeto de novos licenciamentos.

Para o diretor-executivo da Cooperbio, Luiz Fernando Orçati, a matéria-prima para produção do biocombustível pela cooperativa será óleo de soja e algodão. “Ela será fornecida pelos próprios cooperados, que utilizarão o biodiesel produzido em suas máquinas agrícolas”, disse Orçati. A usina está em fase de construção e há uma expectativa de início das atividades para setembro deste ano.

Na opinião do coordenador geral da Unicamp, Fernando Costa, esse é um momento de satisfação. “É um orgulho muito grande para a universidade participar desse trabalho que muito contribuirá para o desenvolvimento do país”.

Compuseram a mesa oficial da solenidade de assinatura de contrato de licenciamento com a Cooperbio, o diretor-executivo da Agência de Inovação da Unicamp (Inova), Roberto Lotufo; o conselheiro fiscal da Cooperbio, Erai Maggi; o diretor presidente da Cooperbio, João Luiz Pessa; o coordenador geral da Unicamp, Fernando Costa; o deputado estadual Otaviano Pivetta (MT); o coordenador do projeto, Antônio José da Silva Maciel; e o pesquisador Osvaldo Candido Lopes.

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2007 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP