Leia nesta edição
Capa
Reitores e a autonomia
Cartas
Carajás, Marte
Ministro Sérgio Rezende
Idade mínima
Fibra óptica, ano 30
Saúde e dor
Cultura de pescador
Fidel e Che
Painel da semana
Teses
Unicamp na mídia
Portal no JU
Livro da semana
Secador de papel reciclado
Galembeck e Joly
Obras do inconsciente
 


10

DESTAQUES DO PORTAL DA UNICAMP NA ÚLTIMA SEMANA

Foto: Antonio ScarpinettiJacobus Swart assume presidência do Cenpra
O ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Machado Rezende, nomeou como presidente do Centro de Pesquisas Renato Archer (Cenpra) o engenheiro eletricista e professor Jacobus Willibrordus Swart (foto), da Faculdade de Engenharia Elétrica da Unicamp. A cerimônia de posse aconteceu no auditório do Cenpra no último dia 16, com a presença do prefeito de Campinas, Hélio Oliveira Santos; do deputado estadual Jonas Donizetti e do vereador Carlos Chiminazzo, ex-funcionário do centro.

Ao reconhecer a importância de seu antecessor, Carlos Ignácio Zamitti Mammana, na idealização e na consolidação do Cenpra como um centro de referência em inovação tecnológica, Swart afirmou que continuará plantando para as colheitas futuras, mas sem perder de vista a necessidade de modernizar a forma de cultivar. Um dos desafios é adaptar a forma de trabalho à nova realidade imposta pela globalização e às necessidades atuais do País. “Este momento de transição é adequado para repensarmos o Cenpra, rever e estabelecer o foco de suas atividades”.

De olho nos grandes temas atuais, Swart pretende redefinir os rumos propondo várias reflexões. Aplicações para agricultura e biocombustível, e atividades que propiciem a inclusão social são duas da lista lida na posse. Swart defende o aprofundamento de temas de software livre, TV digital e PC popular ou laptop para crianças. Nesse aspecto, mencionou a participação efetiva do Cenpra desde sua criação. O engenheiro eletricista acrescentou que a criação de novos empregos é uma questão fundamental e dar suporte e fomentar a criação de novas empresas deve ser uma tarefa dos centros de P&D.

Swart concluiu seu discurso acentuando que colaboração é a palavra-chave. “Colaborando chegaremos mais longe. Espero aumentar a colaboração com empresas, outras instituições de pesquisa, universidades, agências de inovação, agências e órgãos de fomento e políticas de C&T.” Para esta colaboração, Swart sugere a contratação de pessoas de renome, incluindo estrangeiros, e a repatriação de brasileiros.

Veja notas detalhadas

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2007 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP