Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 257 - de 28 de junho a 4 de julho de 2004
Leia nessa edição
Capa
Cartas
O perfil da nova CUT
Soja: combate à anemia
Plantas medicinais
Inovação tecnológica em
  empresas
Pagu: a história da catadora
Parceria em pesquisas no AM
Negro no mercado de trabalho
Painel da semana
Oportunidades
Teses da semana
Unicamp na mídia
Globalização da música
  contemporânea
Café sem cafeína

 

10

Unicamp na mídia

O Globo
21 de junho - O caso de amor da IBM com o pingüim está cada vez maior. Semana passada, ela anunciou, especificamente para o Brasil, uma consultoria e serviços voltados para empresas que pensem em usar o sistema operacional de código-fonte aberto GNU/Linux nos desktops de suas intranets. O serviço, batizado de Open Client Desktop Services, visa a tirar o Tux dos bastidores e fazê-lo dar o ar de sua graça nas telas dos micros, em setores dos mais variados — call centers, quiosques, até mesmo caixas automáticos. Além de, é claro, de desenvolver soluções próprias. Não por acaso há um IBM Linux Technology Center (LTC) na Unicamp, em Campinas.

Folha de S. Paulo
22 de junho - Durante o debate sobre se o valor do salário mínimo deve ser de R$ 260 —como quer o Planalto— ou de R$ 275 —com quer a oposição—, o Ipea elaborou um estudo defendendo o valor menor. O também economista Luiz Gonzaga Belluzzo, da Unicamp, contesta as conclusões do instituto.

JC On-line
20 de junho - As gelatinas “em pó” beneficiam cada vez mais a saúde humana. Segundo o professor do Departamento de Alimentos e Nutrição da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, Jaime Farfan, o uso da gelatina como ingrediente ou como sobremesa tem contribuído para fortalecer unhas, cabelos e hidratar a pele, dando-lhe maior resistência, mais espessura, crescimento e brilho.

Correio Popular
22 de junho - A região de Paulínia tem um passivo ambiental de pelo menos 1 milhão de toneladas de solo contaminado, resultado de tecnologias inadequadas de armazenamento de resíduos adotadas no passado, segundo o pesquisador Wilson Jardim, do Departamento de Química Analítica da Unicamp.

Jornal da Tarde
21 de junho - A Unicamp começa a distribuir hoje as fichas do Programa de Isenção da Taxa de Inscrição do Vestibular 2005. A distribuição será feita nas agências credenciadas do Banespa em todo o Estado de São Paulo. Os candidatos terão até 5 de julho pararetirar as fichas, que deverão ser preenchidas e enviadas à Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest).

O Estado de S. Paulo
O Instituto Butantã, em São Paulo, é o maior fabricante de vacinas da América Latina e, em breve, deve começar a exportá-las para países vizinhos e África. Responsável por 82% da produção nacional, o Butantã promete lançar, a partir do ano que vem, quatro novas vacinas no mercado. Outra novidade é uma dupla, conjugando a BCG (anti-tuberculose) e a vacina contra hepatite B. “Será feita em parceria com a Unicamp e aplicada em recém-nascidos”, explica Mercadante.

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2003 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP