Leia nesta edição
Capa
Opinião
Paulo Franchetti
Detergente em pó
Ginecologistas e pacientes
Ossos
Cole
Feira de Leitura e Arte
Acrilatos
InovaNIT
Painel da semana
Unicamp na mídia
Portal no JU
Pan-americanos
Frutas
 


10

Profissionais que atuam na estruturação de núcleos
de inovação tecnológica terão noções teórica e prática

Unicamp oferece curso
voltado para a inovação

VANESSA SENSATO

Patricia Tavares Magalhães de Toledo, gerente do projeto: difundindo a experiência da Inova Unicamp em gestão de propriedade intelectual e comercialização de tecnologias (Foto: Antoniho Perri)A Unicamp acaba de firmar um convênio com a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) para um novo projeto de apoio à inovação do país, o InovaNIT, que vai oferecer cursos dirigidos à capacitação teórica e prática de profissionais para atuar na estruturação de núcleos de inovação tecnológica (NIT) em todo o país. O projeto contempla um dos mais importantes itens da Lei de Inovação de 2004, que determina que todas as instituições de ciência e tecnologia (ICT) do Brasil deverão ter um núcleo de inovação tecnológica, exclusivo ou compartilhado, responsável pela gestão de propriedade intelectual (PI) produzida na unidade. O convênio foi viabilizado por meio da Fundação de desenvolvimento da Unicamp (Funcamp).

Projeto contempla Lei de Inovação

Segundo Patricia Tavares Magalhães de Toledo, gerente do projeto, a idéia é difundir a experiência da Agência de Inovação Inova Unicamp em gestão de propriedade intelectual e comercialização de tecnologias para outras ICT e NIT. “O InovaNIT vai auxiliar na estruturação e melhoria contínua da gestão da inovação em instituições de ciência e tecnologia. A base do projeto não está somente nas práticas bem-sucedidas da Inova Unicamp, mas também na experiência de outras instituições do Brasil e de outros países. Mais do que oferecer treinamentos, vamos montar uma rede de cooperação e fortalecer a interação nacional e internacional entre NIT, contribuindo com o sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação”, afirma.

Patricia esclarece que no segundo semestre deste ano o InovaNIT irá oferecer, em conjunto com o Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec) quatro treinamentos de três dias com o objetivo de capacitar gestores para a estruturação de NIT. O primeiro deles será na região Nordeste, em Fortaleza, na última semana de agosto, em parceria com a Universidade Estadual do Ceará. “No primeiro dia de treinamento abordaremos as práticas para a institucionalização do NIT. No segundo, questões ligadas à gestão e proteção de tecnologia. No terceiro dia, a comercialização.”

Os cursos serão oferecidos por capacitadores selecionados pela Inova Unicamp e pelo Fortec. “A idéia é que o InovaNiT possa desenvolver um programa de capacitação teórico e prático de modo a expor o aluno a situações reais”. Embora inicialmente presenciais, os cursos também utilizarão a plataforma TelEduc da Unicamp, um ambiente de ensino a distância que permite a realização de cursos através da internet. Patricia revela que a pretensão é ganhar experiência para que próximos cursos sejam realizados predominantemente à distância. “Poderemos, desta forma, ampliar o número de vagas”, afirma.

Outros três cursos serão oferecidos em outubro, novembro e dezembro de 2007 em parcerias, respectivamente em Brasília, Manaus e Florianópolis, em parceria com Universidade de Brasília (UnB), a Fundação Centro de Análise Ensino Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Patricia também destaca que, entre as iniciativas planejadas para 2008, está a oferta de dois outros cursos de estruturação de NIT e o desdobramento dos temas abordados em outros cursos para continuidade da capacitação de profissionais para atuar nos NIT. Estes cursos contarão com a parceria do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) do Instituto de Geociências da Unicamp (IG) e serão oferecidos por meio da Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp). Dentro do programa, também estão previstos estágios na Inova Unicamp e eventuais consultorias externas.

Um dos frutos do programa InovaNIT será a elaboração de um manual de boas práticas de gestão da Propriedade Intelectual, da Transferência de Tecnologia e de interação entre ICT e empresas. “Entre os objetivos do projeto está mapear e difundir as boas práticas nacionais e internacionais relacionadas à cooperação científica, tecnológica e de inovação entre instituições de ciência e tecnologia e empresas, bem como disseminar a cultura da inovação, propriedade intelectual e transferência de tecnologia. O manual deve ser um dos instrumentos destas iniciativas”, afirma Patricia.

Experiência – A Unicamp é uma das universidades brasileiras com maior experiência em gestão de PI. A Agência de Inovação Inova Unicamp foi criada em julho de 2003, antes mesmo da aprovação da Lei de Inovação. Desde sua criação, a Agência já promoveu o depósito de 231 patentes e negociou 24 contratos de licenciamento de patentes de know-how da Unicamp.

Roberto Lotufo, diretor executivo da Inova Unicamp, vê o InovaNIT como uma oportunidade de troca de experiência e de estímulo às atividades de ensino e pesquisa em gestão da inovação tecnológica na Unicamp e outras instituições. “A lei de inovação trouxe uma responsabilidade institucional para a universidade que é a de zelar por seus bens intangíveis e isto tem mudado a postura dos negociadores da universidade”, afirma Lotufo. Segundo ele, as empresas e universidades estão se ajustando a estas modificações: “As universidades não estão pensando apenas nos royalties que provêm das parcerias com o mercado, mas no reconhecimento público de sua contribuição.”

Ainda de acordo com Lotufo, o treinamento de gestores no âmbito do Programa InovaNIT propiciará um aprendizado mútuo: “Poderemos contribuir com a nossa experiência, mas temos certeza que iremos aprender muito com a experiência dos outros. Com este programa, iremos sistematizar ainda mais nossos procedimentos para poder ensinar, desenvolver e documentar as boas práticas, que contribuirão também para aumentar o desempenho da Inova e seu crescimento em conjunto com os outros NIT”, conclui. Mais detalhes sobre o projeto podem ser encontrados no endereço www.inova.unicamp.br/inovanit.

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2007 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP