Leia nessa edição
Capa
Artigo: Quando o lixo vira ouro
Cartas
Ação antidemocrata e anti-
   republicana
Invasão: Rastro de destruição
Repúdio a invasão
Celular e equipamentos de UTI
Deficiência sensorial
Imaterialidade do conhecimento
Individamento externo
Consórcio: aprimorar produtos
FEM: Prêmio Petrobrás de Dutos
Painel da semana
Oportunidades
Teses da semana
Unicamp na mídia
UNCTAD: instituto virtual
Medicamento: disfunção erétil
O resgate dos lesados
 

2

Cartas

História

É incrível a sensibilidade de Selma Sarti. No Brasil, poucas são as pessoas que dão valor ou se interessam pelo passado, às vezes até pelo seu próprio passado. Parabéns, Selma, pelo achado e pela iniciativa de se informar e ter tido a iniciativa de entregar os documentos. O povo que não cultua o passado não tem história para contar no futuro.
Marinez Juliani

Intuição

Achei sensacional a reportagem sobre o resgate de fotos e documentos importantes relativos à vida de Pagu. Mais interessantes ainda a forma como esse material foi encontrado e a “intuição” de Selma Sarti. O povo gosta de cultura e sabe apreciar o que é bom!
Rejane M. Aranha.

Altruísmo

Emocionante a história de Selma Sarti, que deve ser vista por todos como um exemplo. Trata-se de uma pessoa altruísta, sensível e digna. Uma pessoa que se interesse por reciclagem, já merece crédito. Valorizar um achado de tamanha importância, mais ainda. A catadora teve ainda a sorte de ser acolhida pela pesquisadora Elaine Zanatta. Adorei saber sobre a Pagu, e conhecer Selma e Eliane Zanatta. Parabéns aos que tiveram a sensibilidade de divulgar a história.
Célia Maria Gomes Leal

Cidadania

Gostaria de parabenizar a cidadã Selma Morgana Sarti, catadora de “lixo”, por sua sensibilidade e iniciativa, dando-nos exemplo de atitude civilizada e chamando a atenção da sociedade e dos políticos para uma reflexão mais cuidadosa sobre o “lixo” e outros problemas. Cabe também parabenizar a socióloga e professora Elaine Zanatta pelo reconhecimento e valorização do material doado por Selma, através dos doutorandos Cristina Dunaiva e Marcelo Chaves.
Halley Allan Medeiros Cruz

Presente

Fiquei impressionada com a reportagem sobre o resgate de fotos e documentos de Pagu e Geraldo Ferraz. Que sensibilidade a da catadora Selma Sarti! É uma história fantástica. O país ganhou um presente e a Unicamp, o privilégio de cuidar desse material. Selma, além de tudo, faz um trabalho maravilhoso de conscientização sobre o descarte de lixo. Parabéns.
Rosiane da Silva Nunes

Matéria

Achei maravilhosa a matéria sobre a catadora que encontrou fotos e documentos de Pagu e Geraldo Ferraz. Parabéns.
Mário O. Cencig

Pauta

Oportuna a pauta e excelente a matéria “A incrível história da catadora de papel que resgatou Pagu do lixo”.
Adriana Menezes

Memória

Emocionante o resgate efetuado por Selma Sarti. Como bibliotecária, gostaria de enviar a ela meus parabéns, pela relevância do serviço prestado à nossa memória, à História e à cultura brasileira. Trata-se de uma grande lição de sensibilidade aos profissionais que lidam com documentação e informação! Parabéns a todos, e também à socióloga Elaine Zanatta e à Assessoria de Imprensa da Unicamp!
Deise Tallarico Pupo

Reconhecimento

Achei ótima a reportagem sobre o material recolhido e doado à Unicamp pela catadora de lixo Selma Sarti. Ela merece nosso reconhecimento pela sensibilidade e pela contribuição que deu à história.
Vânia Bernardes

Desapego

Recebi esta bela matéria de um amigo do SOS Mata Atlântica. Não posso ser visto como exemplo de leitor, mas a história me chamou tanto a atenção que resolvi lê-la até o fim – e valeu, muito. A reportagem revela que a catadora Selma Sarti é uma pessoa muito especial, tanto pelo seu espírito de cidadania, como por seu desapego ao dinheiro – para muitos, a primeira providência seria vender um material tão rico. Selma precisa ser homenageada por sua atitude. Parabéns aos profissionais da Unicamp pela atenção e pela condução deste caso e também aos doutorandos que entregaram à Universidade o material resgatado.
Athaide Anacleto

Especial

Parabéns pelos achados, parabéns pela matéria e pelo trabalho do arquivo. Tenho a felicidade de conhecer esta pessoa tão especial que é a Selma. Ela é incansável no seu trabalho com lixo reciclável, tarefa desprezada por muita gente que desmerece os catadores.
Ela, além de sustentar as várias boquinhas da sua grande família com a coleta de lixo (que na maioria das vezes não é lixo, como vimos), sempre dá um jeitinho de ajudar os outros, recuperando objetos e fazendo doações. Do quase nada ela faz o mundo bem melhor.
Por isso tudo e mais um pouco, acredito que ela merece todo o reconhecimento e se possível uma ajuda no sentido profissional e financeiro. Seria uma ajuda e tanto. Obrigada.
Silvia Pegoraro

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2003 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP