| Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Enquete | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 209 - 7 a 21 de abril de 2003
.. Leia nessa edição
.. Capa
.. Inovação da PINTEC
.. Comentário
.. Trangênicos
.. Estudos de impacto
.. Mercosul
.. Carreira
.. Octavio Ianni
.. Bandeira, o poeta
.. Revista Resgate
.. Cancêr de laringe
.. Bolo diet
.. Unicamp na imprensa
.. Teses da semana
.. Painel da semana
   Oportunidades
   Homenagem
.. Quatro rodas
.. Paulo Duarte
 

10

Unicamp na Imprensa


O Globo

26 de março - A violenta tempestade de areia que se abateu ontem sobre o Iraque prejudicando o funcionamento de parte do aparato bélico anglo-americano e atrasando o avanço das tropas foi uma das mais severas já registrada no país nos últimos anos. (...) - Trata-se de um tremendo obstáculo para os veículos militares - afirmou o almirante Armando Vidigal, do Núcleo de Estudos Estratégicos da Unicamp. - A areia prejudica a lubrificação dos veículos e é triturada em suas engrenagens.

Jornal da Tarde

26 de março - Projeto contra a reserva de vagas para negros já foi apresentado. Outro, que institui o sistema, está a caminho. (...) De outro, o deputado Sebastião Arcanjo, o Tiãozinho (PT), pretende apresentar em 15 dias projeto de lei propondo o contrário: a criação de cotas para negros nas três universidades públicas paulistas - USP, Unesp e Unicamp.

Correio Popular

26 de março - Cento e cinqüenta profissionais da área de educação participam nesta quarta-feira da abertura do ciclo de mesas-redondas 2003 da Acorde - Cooperativa Educacional (CE). Neste primeiro encontro, o tema será "Alfabetização, Leitura e Escrita". O evento acontece em parceria com a Rede Anhangüera de Comunicação (RAC), por meio do Correio-Escola, e com o apoio da Faculdade de Educação, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

27 de março - Mais da metade dos bairros de Campinas que não possuem asfalto deverá ter suas ruas pavimentadas com o cascalho de aço da empresa Villares Metals S.A., de Sumaré, em um prazo de cerca de 14 meses. (...) A Central Analítica do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) chegou a analisar amostra do material retirado e concluiu que o cascalho não oferece risco à saúde e ao meio ambiente. A análise custou R$ 2.160,00 e foi pedida pela Prefeitura.

Os estudos científicos sobre a leitura tiveram um grande avanço nos últimos anos no Brasil. A informação foi fornecida ontem à noite pela professora Norma Sandra Ferreira, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), durante mesa-redonda organizada pela Cooperativa Educacional Acorde e pelo projeto Correio Escola, do Departamento de Educação da Rede Anhangüera de Comunicação (RAC), em parceria com a Lu Triunfo.

30 de março - O alerta feito pelos técnicos da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental de Campinas (Cetesb) de que restam menos de dois anos para que os 480 mil metros quadrados do Aterro Sanitário Delta 1 atinjam a sua capacidade máxima de armazenamento de lixo afetou em cheio a vida de cada um dos pouco mais de um milhão de habitantes da cidade. (...) Todos devem saber que a redução na quantidade de detritos dispensados na lata do lixo já começa desde o momento em que os materiais são produzidos nas empresas", afirma Waldir Bizzo, diretor do Departamento de Limpeza Urbana (DLU) e professor de Engenharia Térmica e de Fluidos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

30 de março - A ameaça já havia sido profetizada pelo então professor do Departamento de Botânica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Hermógenes de Freitas Leitão Filho, em 1995.

31 de março - O percussionista Vinicius Geribello, ex-aluno da Unicamp, comemora hoje seus 50 anos de vida e 31 de carreira reunindo mais de 100 músicos na Estação Cultura. (...) "O Adail (músico da cidade) durante um ensaio na Unicamp, me ensinou que o Hino Nacional é um frevo, por isso é alegre", recorda o percussionista.

Folha de S.Paulo

26 de março - A verdade sobre o programa Fome Zero está cercada de muitas versões, algumas de caráter meramente especulativo, outras alimentadas por vieses interesseiros que costumam servir de escudo a analistas pouco comprometidos com uma efetiva política de combate à miséria no Brasil. (...) Pois bem, no dicionário da qualificação profissional na área de segurança alimentar, José Graziano é estrela de primeira grandeza. Formulador, estudioso aplicado da questão, zeloso e fiel intérprete do ideário mais condizente com a realidade nacional, este professor da Unicamp se insere, seguramente, entre os mais preparados para coordenar o programa-símbolo do governo Lula.

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2003 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP