| Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Enquete | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 209 - 7 a 21 de abril de 2003
.. Leia nessa edição
.. Capa
.. Inovação da PINTEC
.. Comentário
.. Trangênicos
.. Estudos de impacto
.. Mercosul
.. Carreira
.. Octavio Ianni
.. Bandeira, o poeta
.. Revista Resgate
.. Cancêr de laringe
.. Bolo diet
.. Unicamp na imprensa
.. Teses da semana
.. Painel da semana
   Oportunidades
   Homenagem
.. Quatro rodas
.. Paulo Duarte
 

5

Unicamp sedia evento em que serão
discutidas estratégias de cooperação nas áreas de ciência e tecnologia



Encontro reúne reitores do Mercosul


O professor Luís Cortez, da Cori: “Sem troca de conhecimento, as nações mais pobres correm o risco de cair no isolamento”
Reitores de universidades públicas sediadas nos países que integram o Mercado Comum do Cone Sul (Mercosul) estarão reunidos na Unicamp no período de 09 a 11 de abril para discutir estratégias de cooperação e políticas nacionais em ciência e tecnologia. O encontro marcará a 35ª Reunião do Conselho de Reitores da Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu (AUGM), entidade que congrega 15 universidades sediadas no Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. Como parte do evento, ocorrerá, no dia 11, o seminário "Políticas e Estratégias em Ciência e Tecnologia nos Países do Mercosul".

Três programas de intercâmbio foram iniciados em 2002

Organizado pela Coordenadoria de Relações Internacionais e Institucionais (Cori) da Unicamp, o seminário, aberto ao público, discutirá os seguintes sub-temas: Políticas Nacionais em Ciência e Tecnologia; Cooperação Regional em Ciência e Tecnologia - Situação Atual e Propostas; e Estratégias para o Desenvolvimento Regional da Ciência e Tecnologia - Participação das Universidades Públicas. Além do reitor da Unicamp, Carlos Henrique de Brito Cruz, que abrirá o seminário com uma conferência, também participarão do evento o secretário executivo da AUGM, Jorge Broveto; o diretor do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina, Romeu Luizatto; e a diretora geral do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério das Relações Exteriores, Marília Sardemberg Zelner Gonçalves.

Segundo o coordenador da Cori, Luís Cortez, a realização do evento reforça o papel da Unicamp na consolidação de uma política de cooperação em ciência e tecnologia na América Latina. "A finalidade é aumentar a integração científica e tecnológica entre nossos países", diz. Como parte desse esforço, Cortez cita a histórica abertura da universidade em relação a professores e estudantes latino-americanos. Atualmente, dos 375 alunos estrangeiros matriculados na Unicamp, 300 vêm do continente latino.

Três importantes programas de intercâmbio foram iniciados em 2002 visando a intensificar as relações da Unicamp com o meio universitário latino-americano, a criar um quadro de colaboração com um conjunto de instituições amazônicas e, finalmente, a ampliar ações conjuntas de formação de quadros qualificados com outras instituições nacionais.

Uma série de visitas a universidades argentinas, chilenas e do México abriu novas perspectivas de intercâmbio acadêmico com diferentes instituições desses países. Desde então, foram aprovados seis projetos de intercâmbio no contexto dos Centros Associados de Pós-Graduação Brasil-Argentina, da Capes, em trabalho conjunto das Pró-Reitorias de Pós-Graduação e de Pesquisa, ao lado da Coordenaria de Relações Internacionais da Unicamp.

Também junto à Capes foram conseguidos recursos para convênio de intercâmbio com University of Texas, além de novas bolsas para alunos estrangeiros no contexto do programa PEC-PG. Paralelamente, a Unicamp foi convidada e aceitou integrar a rede de pontos focais de um novo programa da UE (Alban) para a concessão de bolsas de pós-graduação para estudantes latino-americanos em universidades européias.

ENCONTRO DE REITORES - PROGRAMAÇÃO
Locais: Sala do Consu, Auditório da AFPU, Auditório da DGA

09 de abril de 2003 - quarta-feira
Reunião do Grupo de Delegados
Assessores - Auditório AFPU

14:00hs - Início das Atividades
17:00hs - Encerramento das Atividades
19:00hs - Jantar

10 de abril de 2003 - quinta-feira
Reunião do Conselho de Reitores - Sala do Consu
09:00hs - Abertura/Reitor da Unicamp
12:30 às 14:00hs - Almoço
17:00hs - Encerramento das Atividades
19:00hs - Jantar

11 de abril de 2003 - sexta-feira
Seminário

"Políticas e Estratégias em Ciência e Tecnologia nos Países do Mercosul"
Políticas Nacionais em Ciência e Tecnologia
Cooperação Regional em Ciência e Tecnologia - Situação Atual e Propostas
Estratégias para o Desenvolvimento Regional da Ciência e Tecnologia -Participação das Universidade Públicas

Local: Auditório da Diretoria Geral de Administração - Unicamp
Programação
09:00 às 09:30 - Abertura
Prof. Dr. Carlos Henrique de Brito Cruz - Reitor da Universidade Estadual de Campinas, Brasil

Dr. Jorge Brovetto - Secretário Executivo da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu, Uruguai

Dr. Romeu Luizatto - Diretor do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina - Fundação memorial América Latina, Brasil (a confirmar)

Conferência

09:30 às 10:00 hs
Prof. Dr. Carlos Henrique de Brito Cruz - Reitor da Universidade Estadual de Campinas, Brasil

10:00 às 12:00 hs - Painéis
Dra. Marília Sardenberg Zelner Gonçaves - Diretora Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério das Relações Exteriores, Brasil (a confirmar), Brasil

Dr. Carlos Abeledo - Asesor en la Secretaría de Políticas Universitarias del Ministerio de Educación de la República Argentina (ex Presidente del CONICET, Argentina).

Senador Enrique Rubio - Presidente da Comissão de Ciencia y Técnologóa do Senado da República, Uruguai

12:00 às 13:00 hs - Perguntas e Discussão Geral
13:00 às 14:30 hs - Almoço
14:30 às 16:00 hs - Painéis

Prof. Dr. Prof. Dr. Rodolfo Joaquim Pinto da Luz - Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

Prof. Dr. Mario Barletta - Reitor da Universidad Nacional del Litoral e Presidente da Comisión de Ciencia y Técnica del Consejo Interuniversitario nacional da República, Argentina

Prof. Dr. Rafael Guarga - Reitor da Universidad de la República, Uruguai

16:00 às 16:15 hs - Coffee-break
16:15 às 17:00hs - Discussão, Conclusões Finais e Encerramento



Acordo consolida integração científica

Outro importante passo para integração científica e tecnológica na América Latina foi dado no dia 1º de abril, na Argentina, com a assinatura de um acordo entre a Unicamp e a Universidade de Buenos Aires (UBA). O acordo prevê a instalação, já em 2003, de uma cátedra da UBA na Unicamp, para estudar temas relacionados à Argentina, e uma cátedra da Unicamp na UBA, para temas relacionados ao Brasil. O termo de cooperação foi assinado pelos reitores da Unicamp, Carlos Henrique de Brito Cruz, e da UBA, Guillermo Jaim Etchverry.

A proposta para formulação do acordo partiu do reitor Brito Cruz durante visita realizada à UBA em agosto do ano passado. O projeto para definir a instalação das cátedras foi elaborado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação em conjunto com a Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori) da Unicamp. O texto prevê a vinda de pesquisadores argentinos para atuar em Campinas e a ida de pesquisadores brasileiros para atuar em Buenos Aires.

Todas as áreas do conhecimento (humanas, biomédicas, exatas e tecnológicas) participarão em sistema de rodízio. Os recursos para viabilizar o programa serão obtidos por meio de convênio entre a Unicamp e o Grupo Santander-Banespa, que financiará sua implantação e manutenção, oferecendo bolsas e cobrindo despesas de viagem dos participantes.

"A instalação das cátedras é fundamental para fortalecer as relações entre os dois países", disse o coordenador da Cori, Luís Cortez, que integrou a comitiva do reitor juntamente com os pró-reitores de Pesquisa, Fernando Costa, e de Pós-Graduação, Daniel Hogan. "No processo de globalização é importante conhecer os vizinhos. Os grandes países são fortes politicamente porque têm ligação cultural e econômica. Sem troca de conhecimento, as nações mais pobres correm o risco de cair no isolamento, o que as tornaria mais frágeis do ponto de vista político", afirmou Cortez.

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2003 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP