Escola de Amostragem e Métodos de Pesquisa visa atrair interessados em área da estatística pouco procurada na Unicamp

A Unicamp sedia, a partir desta quinta-feira (16), a VI Escola de Amostragem e Métodos de Pesquisa (Esamp), evento que visa motivar estudantes, professores, pesquisadores e profissionais interessados a se aprofundar nesse, pesquisar sobre esse ou atuar nesse campo da estatística. A programação, distribuída ao longo de três dias, conta com conferências, sessões temáticas, comunicações orais, sessões de pôsteres e minicursos que têm como foco apresentar e discutir o que há de mais recente em desenvolvimento e planejamento amostral, métodos de pesquisa da área e análise de dados de levantamento amostrais.

Durante a abertura do evento, o professor Antonio José de Almeida Meirelles, reitor da Unicamp, ressaltou a importância da atuação das universidades públicas no desenvolvimento tecnológico e no estudo do seu próprio impacto junto à sociedade. “Sem dados, sem informação, nós não conseguiremos fazer isso. Recentemente, divulgamos a primeira edição de uma pesquisa, fruto de um convênio com o IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística] e o Ministério Público do Trabalho, sobre os trabalhadores de aplicativos. Essa é uma das formas mais importantes de a gente colaborar com o desenvolvimento da nossa sociedade, garantindo direitos e fazendo com que a tecnologia seja algo capaz de melhorar a vida das pessoas como um todo”, destacou.

A programação de três dias, apresenta e discuti o que há de mais recente em desenvolvimento e planejamento amostral, métodos de pesquisa da área e análise de dados de levantamento amostrais
A programação de três dias apresenta e discute o que há de mais recente em desenvolvimento e planejamento amostral, métodos de pesquisa da área e análise de dados de levantamento amostrais

A cerimônia de abertura contou também com a presença de Pedro Luis do Nascimento Silva, vice-presidente da Science – Sociedade para o Desenvolvimento da Pesquisa Científica e coordenador-geral desta edição da Esamp, da professora Nancy Garcia, coordenadora local do evento, e do professor Ricardo Martins, diretor do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc). Responsável pela ideia de trazer a Esamp para a Unicamp, Garcia, que é docente do Imecc, ressaltou a qualidade da pesquisa de amostragem feita no Brasil. “Notadamente, trata-se de uma pesquisa de qualidade internacional, que tem reconhecimento em todos os locais do mundo”, afirmou. Segundo Martins, para suprir a carência na área, já estão contempladas no orçamento do instituto bolsas de pós-doutorado, de valor equivalente ao de bolsas fornecidas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). “[Essa área da matemática] é uma ciência fundamental não apenas para a realização de pesquisas eleitorais, mas para o desenvolvimento científico de todas as áreas”, destacou.

Realizado pela Universidade e pelo Imecc, o evento ocorre na quinta (16) e na sexta (17), no Centro de Convenções da Unicamp, e no sábado (18), no prédio do instituto. A Esamp conta com o apoio da Associação Brasileira de Estatística (ABE), da Fapesp, da Science, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence).

A primeira edição da Esamp foi realizada em 2007, no IBGE, no Rio de Janeiro. O evento retornou em 2009, para uma segunda edição, que ocorreu em Natal, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e em 2011 na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na cidade mineira de mesmo nome. A Universidade de Brasília (UNB) sediou a quarta Esamp, em 2013. E a quinta aconteceu em 2017, em Cuiabá, na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

Acesse o site para mais informações.

Evento visa motivar estudantes, professores, pesquisadores e profissionais interessados a se aprofundar nesse, pesquisar sobre esse ou atuar nesse campo da estatística

Comunidade Interna