“Da Cor e da Tinta” ganha prêmio em Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

O documentário "Da Cor e da Tinta: Em busca de Chang Dai-chien" recebeu o Prêmio do Público de Melhor Documentário Estrangeiro na 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, um dos maiores festivais do país. Uma coprodução dos Estados Unidos, Brasil e China, o filme recupera a trajetória de Chang Dai-chien, principal pintor chinês do século XX, em especial, sua passagem pelo Brasil. O documentário conta com a direção de Weimin Zhang e produção brasileira e consultoria de Guilherme Gorgulho, jornalista do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp e doutorando em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH).

Assista ao trailler do documentário.

##
O jornalista Guilherme Gorgulho ao receber o prêmio na 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

Nesta edição da Mostra, foram selecionados 363 filmes de mais de 90 países, sendo 90 deles documentários. “Receber esse prêmio em nosso primeiro longa-metragem é importantíssimo como reconhecimento de 12 anos de trabalho da diretora Weimin Zhang nessa produção, em que tive a honra de atuar como um dos produtores e consultor nos últimos oito anos”, destaca Gorgulho.

Chang Dai-chien (1899-1983) foi o mais importante pintor, calígrafo e poeta chinês do século XX. Entre 1954 e 1973, Chang viveu no Brasil, fase de seu trabalho considerada mais prolífica e inovadora, que lhe rendeu prêmios e exposições por todo o mundo. Entretanto, esta é uma fase ainda em descoberta no país. "O presidente da China, Xi Jinping, quando fez um discurso no Senado Brasileiro, em 2014, citou Chang como uma importante referência de vínculo entre o Brasil e a China, mas nem o governo nem a mídia nacionais atentaram para essas declarações, mostrando o enorme desconhecimento sobre ele", afirma Gorgulho.

Por meio da descoberta dos vínculos criados pelo artista no Brasil, o documentário mostra como ele teve o país como seu segundo lar, ao mesmo tempo em que desenvolvia sua arte e conquistava aclamação pela crítica. "Chang Dai-chien pode servir como uma ponte para nos aproximarmos dessa nova potência [a China], que tem ganhado relevo na nossa economia, mas que ainda nos parece tão distante cultural e artisticamente", aponta.

##
Em vídeo, a diretora Weimin Zhang agradeceu o reconhecimento pelo trabalho e o empenho da equipe

“Uma experiência incrível”

A relação de Gorgulho com o trabalho de Chang Dai-chien teve início em 1999, quando produziu sua primeira reportagem sobre o tema. O trabalho aumentou o interesse do jornalista e culminou em seu ingresso no doutorado em Ciências Sociais do IFCH, com uma pesquisa a respeito do intercâmbio cultural e artístico entre o Brasil e a China proporcionado pela presença do pintor no país.

Em 2015, a diretora Weimin Zhang o convidou para que fosse produtor brasileiro e consultor do documentário. "Foi uma experiência incrível poder reunir esforços num trabalho tão árduo de busca de fontes, arquivos fílmicos e documentação primária para esse longa-metragem", celebra Gorgulho.

Na ocasião da entrega dos prêmios, Weimin Zhang agradeceu o reconhecimento pelo trabalho e o empenho da equipe que lhe proporcionou a realização do documentário. "Também gostaria de agradecer a Mogi das Cruzes, que foi a segunda casa de Chang Dai-chien no exterior, onde ele morou por mais de 20 anos. É uma terra incrível, que deu a ele a oportunidade de alcançar seu ápice criativo na arte e me deu a excelente oportunidade de produzir esse filme", destacou a diretora em vídeo.

Onde assistir

Após a realização da 47ª Mostra em São Paulo, até o dia 20 de dezembro, dez unidades do Sesc no interior paulista exibirão filmes que compõem a seleção do festival deste ano, entre eles o documentário "Da Cor e da Tinta".

##
O documentário recupera a trajetória de Chang Dai-chien, principal pintor chinês do século XX

Veja a seguir os dias, horários e unidades em que "Da Cor e da Tinta" será exibido:

Sesc Piracicaba - 20/11, às 20h

Sesc Campinas - 22/11, às 19h

Sesc Presidente Prudente - 28/11, às 20h

Sesc São Carlos - 29/11, às 19h30

Sesc Araraquara - 05/12, às 20h

Sesc Sorocaba - 06/12, às 19h

Sesc Ribeirão Preto - 13/12, às 19h30

Sesc Jundiaí - 20/12, às 20h

Sesc São José do Rio Preto - 20/12, às 20h

Informações sobre ingressos podem ser obtidas nas unidades do Sesc.

A programação de exibição está disponível no site da 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.

O jornalista Guilherme Gorgulho: trabalho árduo de busca de fontes, arquivos fílmicos e documentação primária para esse longa-metragem