Novos conselheiros assumem vagas no Unicamp Ventures

O Conselho Consultivo do grupo Unicamp Ventures passou a contar com dois novos integrantes neste mês de outubro. Os ex-alunos da Unicamp Lucas Rodolfo Moura (Diesel Bank) e Waldemar Alberto de Freitas Felippe (QualiSign e QualiSoft) tornaram-se conselheiros para um mandato que vai de 2023 a 2025.

O grupo Unicamp Ventures é uma rede de relacionamento formada por empreendedores ligados à Unicamp, seja como alunos, ex-alunos, docentes, funcionários e membros das empresas incubadas e graduadas na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp).

A presidente do Conselho Consultivo, professora Ana Frattini, enfatiza que a renovação do grupo de conselheiros é um componente fundamental da governança do Unicamp Ventures.

“É gratificante notar que houve um grande interesse por parte dos candidatos. Esse movimento desempenha um papel no fortalecimento de nossas relações com as empresas-filhas, possibilitando a integração de novos membros ao ecossistema, com a missão de conectar as empresas-filhas da Unicamp e impulsionar o sucesso dessa comunidade”, disse Frattini, que também é diretora-executiva da Agência de Inovação Inova Unicamp.

Além dos dois novos conselheiros, o grupo renovou o mandato de Leonardo Gross,  aluno do Instituto de Geociências (IG) da Unicamp e fundador da Genki.

Como é formado o conselho do Unicamp Ventures

O Conselho Consultivo do Unicamp Ventures é composto por nove membros que atuam voluntariamente para ampliar a interação entre as empresas-filhas da Universidade e o ecossistema empreendedor da região. Dessas vagas, seis são ocupadas por sócios de diferentes empresas-filhas da Unicamp. As demais vagas são reservadas para a diretora-executiva da Inova Unicamp - responsável por conectar o grupo à Universidade-, a atual presidência executiva do grupo Unicamp Ventures e a presidência da gestão anterior.

Duas das seis vagas eletivas tiveram os mandatos encerrados em 2023, o que levou à abertura de uma chamada pública para a renovação do conselho. Os candidatos interessados em integrar o Conselho Consultivo apresentaram seus currículos e uma carta de intenções, que foram avaliados pelos membros do órgão.

Como atua o conselho do Unicamp Ventures

A missão do Conselho Consultivo pauta-se na concepção e realização de iniciativas destinadas a promover a estreita interação entre as empresas vinculadas à Universidade e ao ecossistema de inovação que a circunda. Os conselheiros atuam na prospecção de patrocínio e na seleção de conteúdo para eventos e mentorias dos programas de formação, além do estímulo à cultura empreendedora na comunidade universitária.

De acordo com Roseane Ramos, presidente-executiva do grupo Unicamp Ventures, a experiência dos novos conselheiros irá contribuir para a geração de novas oportunidades de relacionamento e interação com as empresas-filhas, fortalecendo o impacto positivo e duradouro do Unicamp Ventures no ecossistema empreendedor da Universidade.

“Estamos honrados em renovar o ciclo do conselheiro Leonardo conosco e em dar as boas-vindas aos novos membros, Lucas e Waldemar. Ambos lideram empresas no mercado de fintechs e trazem diversidade em seus repertórios e momentos de carreira”, comentou Ramos.

Outros três ex-alunos empreendedores da Unicamp também foram escolhidos como conselheiros suplentes do grupo. São eles: Henrique Marques de Souza, professor da Unicamp e diretor-executivo da HMS Agroscience, Lucas Baldoni, ex-aluno do Instituto de Geociências (IG) e fundador da Linkages, e Marcelo Petrelli, ex-aluno da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e gestor da ADM Estratégia e Gestão de Empresas.

Conheça os dois novos conselheiros (2023-2025):

Lucas Rodolfo Moura é ex-aluno do Instituto de Computação (IC) da Unicamp e fundador de quatro startups, uma delas o Diesel Bank, que atua como banco digital para o mercado de logística rodoviária. “Sempre fui muito ativo quando estava na graduação e acredito muito no fomento ao empreendedorismo. O Unicamp Ventures é uma iniciativa que tem como objetivo elevar o patamar empreendedor da Unicamp. Integrar o conselho do grupo Unicamp Ventures é uma forma de devolver ao ecossistema o que a Universidade me proporcionou. Por ter saído há pouco tempo da faculdade, consigo entender o dia a dia dos nossos futuros empreendedores e contribuir nessa aproximação com os alunos da graduação, para ampliar ainda mais o ecossistema da Unicamp.”

Waldemar Alberto de Freitas Felippe é ex-aluno do Instituto de Computação (IC) da Unicamp, fundador e CEO da fintech QualiSoft e da startup QualiSign, uma das líderes no setor de assinatura digital e eletrônica. “Poder retribuir um pouco daquilo tudo que a Unicamp me proporcionou sempre fez parte de meus sonhos. Não pude fazer isso antes, mas felizmente este momento chegou. Participar de forma mais próxima e ativa, deste que é um dos mais importantes ecossistemas de inovação do país, certamente será um desafio e também um grande aprendizado. Como membro do conselho da Unicamp Ventures terei a oportunidade de colaborar, de forma mais efetiva, transmitindo minha experiência de mais de 30 anos como empreendedor e investidor.”

Matéria originalmente publicada no site da Inova Unicamp.

Governança é tema de debate no 18º Encontro Anual Unicamp Ventures

Imagem de capa
Os novos conselheiros atuarão nas atividades de planejamento, prospecção e estímulo à cultura empreendedora entre as empresas-filhas da Unicamp

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”