Recarga da carteira funcional para pagamento de refeições pode ser feita por pix

Iniciado em maio deste ano, o processo de implantação do benefício do Vale Refeição (VR) na Unicamp acaba de entrar em sua última fase. A Prefeitura Universitária e a Reitoria da Unicamp anunciaram nesta terça-feira (17) a entrada em operação de um sistema que vai permitir a recarga da carteira funcional para pagamento de refeições por pix, de forma automática. Para isso, o estudante ou o servidor deverá baixar o aplicativo Unicamp Serviços em seu celular e seguir as instruções.

Veja o vídeo explicativo

De acordo com o prefeito universitário, Juliano Finelli, o novo sistema vai tornar o processo de recarga mais rápido e seguro tanto para o beneficiário como para a Unicamp, já que todo o procedimento passará a ser eletrônico. Por conta disso, afirma ele, o sistema estará acessível 24 horas por dia, todos os dias da semana.

A Unicamp oferece aproximadamente 18 mil refeições diárias em todos os seus campi – Campinas, Limeira e Piracicaba –, entre café da manhã, almoço e jantar.

Para Finelli, o novo sistema vai ter impacto direto na qualidade do serviço prestado hoje. Ele lembra que no Hospital de Clínicas (HC), por exemplo, não há postos de arrecadação e, com isso, o usuário precisa se deslocar até um posto próximo para fazer o carregamento.

“Com essa tecnologia, vamos atender a todos os nossos restaurantes, porque o usuário não precisará mais ir ao restaurante para fazer o pix. Isso vai solucionar um problema histórico que nós temos na área da saúde”, avalia o prefeito. “Além disso, iremos passar do atendimento do horário comercial – das 8h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira – para o atendimento 24 horas – de segunda a segunda. A qualquer horário e de onde estiver, o usuário poderá fazer a recarga”, acrescenta.

Representantes da Prefeitura Universitária e da Reitoria da Unicamp anunciam o sistema de pagamento de refeições com pix

O prefeito vê uma outra vantagem na nova tecnologia. Segundo ele, o sistema exigiu uma ampla integração entre os órgãos da Universidade, já que envolveu , a Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (Detic), o Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS), a Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH), a Diretoria Geral de Administração (DGA) e a Agência de Inovação Inova Unicamp.

“Mobilizamos até órgãos externos, que colaboraram para que a Universidade pudesse gerar um sistema inovador. Foi uma sinergia muito forte e por isso, em um curto espaço de tempo, conseguimos atingir um ótimo resultado”, acrescentou o prefeito, que agradeceu diretamente o trabalho do coordenador da Divisão de Tecnologias e Sistemas da Detic, Edmilson Bellini Chiavegatto, e da diretora administrativa da Prefeitura Universitária, Gislaine Moreira. “Foi um trabalho de muitas pessoas, Detic, Prefeitura, DGA, Funcamp, SEC e as empresas externas Sualtech e Inova Tecnologia. Sem todos estes envolvidos, nada disto teria acontecido”, disse a diretora.

“O sistema parece ser relativamente simples, mas requereu grande empenho da equipe, porque exigiu a realização de várias interligações e integrações”, explicou o professor Ricardo Dahab, diretor-executivo de Tecnologia da Informação e Comunicação da Unicamp. “Foi preciso integrar um sistema com outro e este, com um terceiro, já que todos precisam conversar entre si”, acrescentou Dahab

Soluções tecnológicas

O chefe do Gabinete do Reitor, professor Paulo Cesar Montagner, diz que a transição para o sistema automatizado via pix fecha o programa de implantação do VR na Universidade. O modelo, segundo ele, entrou em vigor em maio deste ano com a liberação do benefício aos servidores, mas começou a ser gestado ainda no final de 2022.

“Com isso, a gente termina a implantação do VR definitivamente. Um programa que foi implantado de maneira muito satisfatória, quase sem nenhum problema e com soluções tecnológicas encontradas pela equipe, da mais alta qualidade. Por conta disso, gostaria de agradecer muito o trabalho dessa equipe”, disse Montagner.

“Um sistema que vai eliminar a circulação de dinheiro físico para esse tipo de transação na Unicamp, facilitando a logística e ampliando a segurança das pessoas”, acrescentou.

O chefe de Gabinete, Paulo Cesar Montagner: sistema elimina a circulação de dinheiro físico para este tipo de operação

Para Montagner, a implantação do sistema automatizado de pagamento da refeição por pix foi a solução tecnológica encontrada para atender os servidores que aderiram ao programa de Vale Refeição instituído a partir de maio e mesmo assim desejam utilizar os restaurantes. Além disso, lembrou ele, o pix servirá também para estudantes adquirirem o ticket de alimentação do almoço, jantar e café da manhã.

Ao todo, são dez restaurantes em operação nos três campi da Unicamp – em Campinas, Limeira e Piracicaba –, nos seguintes locais: Restaurante Universitário (RU), Refeitório da Administração (RA), Restaurante da Saturnino (RS), Refeitório do Hospital de Clínicas e os restaurantes da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), da Faculdade de Tecnologia (FT), do Colégio Técnico de Campinas (Cotuca), do Colégio Técnico de Limeira (Cotil) e da Divisão de Educação Infantil e Complementar (Dedic).

Sistema torna o processo de recarga mais rápido e seguro