HC realiza Semana da Pessoa Idosa

No dia 9 de outubro, no auditório do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, foi realizada a abertura da Semana da Pessoa Idosa. O tema deste ano é A felicidade é a chave para a longevidade. A proposta é estimular uma visão positiva sobre a vida e o envelhecimento. A organização da Semana da Pessoa Idosa é do Ambulatório de Geriatria e do Serviço Social do HC da Unicamp.

“Temos vários envelheceres, alguns bons, e outros não. A luta nas questões das pessoas idosas é constante. Queremos continuar dando voz às pessoas idosas para que todos possam ser vitoriosos. Daí, é preciso não esmorecer”, disse o professor e gerontologista André Fattori, responsável pelo ambulatório de Geriatria do HC da Unicamp durante a abertura do evento.

Um dos objetivos da Semana da Pessoa Idosa é estimular reflexões, experiências e ações voltadas para a promoção do envelhecimento saudável e a necessidade do enfrentamento dos desafios inerentes a este ciclo de vida, de forma que a velhice possa ser encarada e vivida com dignidade.

“A realidade que envolve uma parcela significativa da população idosa é que muitas pessoas não têm acesso a recursos básicos necessários para uma vida com sentido e garantia de direitos, considerando que muitas enfrentam múltiplas barreiras que impedem sua plena participação na sociedade”, explica a assistente social Ana Maria de Arruda Camargo.

Vânia Raquel Monteiro, coordenadora do eixo de Esporte e Lazer, representando a coordenadora do Programa UniversIdade da Unicamp, disse que, hoje, o programa tem mais de 900 idosos matriculados. Angela de Freitas Ianella, usuária representando o Grupo de Educação e Saúde “Flor da Terceira idade” da Unicamp, disse que há muitos desafios no envelhecimento e que fazer parte de projetos como o UniversIdade traz a oportunidade de discutir assuntos sobre saúde e atualidades, além de criar laços de amizades. “Estamos sempre em busca de felicidade”, disse Angela, emocionada.

José Alberto Marcedo Nogueira, presidente do Conselho Municipal do Idoso de Campinas, disse que, há um mês, a Prefeitura de Campinas inaugurou o primeiro Centro Dia da Pessoa Idosa, onde os idosos vão pela manhã e retornam à tarde para suas casas. “É um programa referenciado pelo CREAS e uma forma de as pessoas ficarem felizes”, disse José Alberto.

Exposição

Como forma de reflexão e socialização, uma exposição histórica com os pôsteres de cada campanha, desde 2008, ficará disponível no saguão em frente à Capela do HC, localizada no terceiro andar do hospital. Nos dias 10 e 11, serão realizadas oficinas temáticas sobre direitos da pessoa idosa nas salas de espera dos ambulatórios e unidade de emergência do HC da Unicamp.

Década do envelhecimento saudável

Em 14 de dezembro de 1990, a Assembleia Geral das Nações Unidas designou o dia 1º de outubro como o Dia Internacional das Pessoas Idosas. Em 2020, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou o período de 2021 a 2030 como a Década do Envelhecimento Saudável. A ação global é alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que reúne governos, sociedade civil, agências internacionais, profissionais, academia, mídia e iniciativa privada em prol de melhorias para a vida dos idosos.

Neste contexto, na década de 1990, o ambulatório de Hipertensão e o Serviço Social do HC da Unicamp iniciaram o Grupo de Educação em Saúde “Flor da Terceira Idade”. Em 2005, com o início do ambulatório de Geriatria, passou a ser organizada e realizada, anualmente, a Semana da Pessoa Idosa, ganhando uma abrangência maior na compreensão do envelhecimento na especificidade geriátrica e gerontológica.

Hospital Amigo da Pessoa Idosa

O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp conquistou a adesão ao Programa São Paulo Amigo da Pessoa Idosa, que concede o selo “Amigo do Idoso” a unidades hospitalares públicas, privadas, filantrópicas ou fundações que se qualificarem segundo critérios de avaliação instituídos pelo próprio programa. A adesão ao Selo Amigo do Idoso é o primeiro passo da jornada, que contempla os níveis inicial, intermediário e pleno.

“O HC da Unicamp está intensificando algumas frentes de trabalho na atenção da pessoa idosa. Um dos primeiros passos para conseguir o Selo Amigo do Idoso é atender de forma humanizada a pessoa idosa”, revelou Adriana Renata Ferrari Gasparoni, coordenadora geral do Serviço Social do HC da Unicamp, durante a abertura da Semana da Pessoa Idosa.

A primeira etapa para seguir com as ações referentes ao selo Amigo do Idoso é a instituição do Comitê Gestor Local apoiado pela superintendência. O comitê será composto, inicialmente, pelas áreas assistenciais e de apoio. Dentre elas, estão o Departamento de Enfermagem, o NQSS, a Disciplina de Geriatria da Faculdade de Ciências Médicas (FMC) da Unicamp, o Departamento de Fisioterapia, a Divisão de Nutrição e Dietética, o Serviço Social e o Serviço de Farmácia, todos do HC da Unicamp.

A certificação é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e tem como objetivo identificar as ações que possam promover maior qualidade e eficiência no atendimento das pessoas idosas, fortalecer a segurança assistencial e garantir um cuidado humanizado à população com 60 anos de idade ou mais.

Matéria publicada originalmente no site do HC da Unicamp.