Parque Científico e Tecnológico da Unicamp abriga novo CPDI Ibrachina / Ibrawork

Autoria
Edição de imagem

Um novo hub internacional de inovação acaba de nascer na Unicamp. No último dia 27 de setembro, autoridades da Universidade, do Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina) e do Ibrawork (hub de open innovation) cortaram a fita de inauguração do novo Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CPDI), instalado no Prédio Núcleo do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, situado no campus de Campinas e sob a gestão da Agência de Inovação Inova Unicamp.

O CPDI tem como missão promover ações conjuntas entre a Unicamp e o Instituto Ibrachina, uma entidade dedicada a promover a integração entre Brasil e China. O CPDI será uma central de desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisa e inovação entre os dois países, visando fomentar o desenvolvimento acadêmico e econômico e social do Brasil, e em especial, do Estado de São Paulo.

A sede do CPDI no prédio Núcleo do Parque Científico da Unicamp é um espaço moderno e inovador, desenhado para estimular o networking entre pesquisadores que vão desenvolver novas tecnologias e soluções para o mercado atual. Um dos objetivos do centro é conectar atores da comunidade da Unicamp, do Ibrachina e do Ibrawork com pesquisadores, empreendedores e inovadores globais, além de firmar parcerias com os hubs de inovação da China.

Novas oportunidades

O reitor da Unicamp, o professor Antonio José de Almeida Meirelles, participou da cerimônia de inauguração do CPDI e destacou que iniciativas como esta são valiosas para projetar um novo momento para o país, aproveitando todo o seu potencial. “Ter o Ibrachina e o Ibrawork por perto é uma grande oportunidade para realizarmos trocas e dar esse salto de qualidade que a economia brasileira precisa. Nós precisamos transformar tudo aquilo que desenvolvemos de conhecimento em produtos, em inovação, e essa inovação precisa estar antenada ao presente, ou seja, precisa ser sustentável, ser economicamente viável, incluir as mulheres cientistas e o conjunto das raças, além de contribuir para pensar em um mundo que faça da ciência e da tecnologia algo que gere justiça”, comentou o reitor da Unicamp.

À esq. na foto, o professor Renato Lopes, diretor-executivo associado da Agência Inova Unicamp, participa da cerimônia ao lado de Adriana Flosi, secretária da Prefeitura de Campinas, o reitor da Unicamp, professor Antonio José de Almeida Meirelles, Thomas Law, presidente do Ibrachina, Ana Kaline Ou Law, diretora administrativa e financeira do Ibrachina, e o ex-ministro e consultor do Ibrachina, Ricardo Berzoini
À esq. na foto, o professor Renato Lopes, diretor-executivo associado da Agência Inova Unicamp, participa da cerimônia ao lado de Adriana Flosi, secretária da Prefeitura de Campinas, o reitor da Unicamp, professor Antonio José de Almeida Meirelles, Thomas Law, presidente do Ibrachina, Ana Kaline Ou Law, diretora administrativa e financeira do Ibrachina, e o ex-ministro e consultor do Ibrachina, Ricardo Berzoini | Foto: Pedro Amatuzzi - Inova Unicamp

O professor Renato Lopes, diretor-executivo associado da Agência de Inovação Inova Unicamp, também esteve presente na inauguração e agradeceu aos representantes do Ibrachina a honra de trazer essa iniciativa para a Unicamp, que tem alto potencial para explorar muitas oportunidades: “O CPDI abre uma enorme quantidade de portas para novas pesquisas e para as empresas aqui instaladas. A presença do Ibrachina favorece a internacionalização dessas nossas empresas e a vinda de empresas chinesas ao Brasil. E essas oportunidades vão nascer a partir das redes de contatos que serão criadas, que vão fazer surgir parcerias, inovações, novos negócios, soluções e propostas. Parabenizo mais a uma vez a todos que estimularam esta iniciativa”, comemorou Lopes.

O novo centro será dirigido por Tak Chung Wu, que em seu discurso disse esperar que o novo espaço facilite o intercâmbio de pesquisas em conjunto com a China. “Estamos de portas abertas a todos os interessados em fazer parcerias e a promover iniciativas de cooperação entre os países. Sejam bem-vindos”, declarou Wu.

​​Ana Kaline Ou Law, diretora administrativa e financeira do Ibrachina, também discursou no evento e destacou que o CPDI vai estimular a participação das mulheres nas pesquisas em ciência, tecnologia e inovação. “E para isso, o coração do nosso centro será a nova sala que estamos inaugurando, que homenageia a doutora Tu Youyou, única cientista chinesa a ganhar o Prêmio Nobel”, afirmou Law. Ao final dos discursos, uma breve cerimônia descerrou uma placa que homenageia Youyou. A farmacologista e educadora chinesa recebeu o Nobel em 2015 e se notabilizou pelas suas descobertas de medicamentos para tratamento da malária com base em extratos da planta Artemisia annua, mesmo extrato usado pela S Cosméticos do Bem, uma empresa-filha da Unicamp, para criar um Sérum Rejuvenescedor.

O médico Li Li Min, professor titular do Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, teve um papel ativo na vinda do CPDI ao Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e vai continuar a apoiar as ações do centro e a integração e a cooperação entre Brasil e China. Ao discursar, ele ressaltou a importância de o país lançar um olhar à China, segundo ele, “a rota da seda moderna”. “Esse é um desafio estimulante e convido a todos a trazerem as suas ideias e suas demandas para pensarmos em soluções conjuntas para enfrentarmos os desafios da sociedade contemporânea pautados nos ODS da ONU”, concluiu Min.

Thomas Law, presidente do Ibrachina e Ana Kaline Ou Law, diretora administrativa e financeira do Ibrachina, descerram a placa que homenageia Tu Youyou, cientista chinesa ganhadora do Prêmio Nobel.
Thomas Law, presidente do Ibrachina e Ana Kaline Ou Law, diretora administrativa e financeira do Ibrachina, descerram a placa que homenageia Tu Youyou, cientista chinesa ganhadora do Prêmio Nobel. | Foto: Pedro Amatuzzi - Inova Unicamp

Também discursaram na cerimônia o ex-ministro Ricardo Berzoini, atual consultor do Ibrachina em Brasília, e Adriana Flosi, secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Campinas. A cerimônia de inauguração contou com a presença de vários líderes empresariais, representantes de instituições de pesquisa, universidades e de prefeituras da região, além de pesquisadores e acadêmicos.

Saiba mais sobre o Parque Científico da Unicamp

O Parque Científico e Tecnológico da Unicamp é gerenciado pela Inova Unicamp e está localizado dentro do maior campus da Unicamp, na cidade de Campinas. O local é constituído por 100 mil m² urbanizados, voltados para hospedar laboratórios de P&D - com projetos de pesquisa em parceria com a Unicamp e startups.

O ingresso das empresas é realizado por meio de submissão de propostas em edital de fluxo contínuo, disponível junto a um passo a passo no site do Parque para startups ou para empresas que desejam instalar seus laboratórios de pesquisa dentro da Unicamp.

Veja mais fotos do evento

Imagem de capa
Da esq. para a dir., Tak Chung Wu, diretor do CPDI, Thomas Law, presidente do Ibrachina, Ana Kaline Ou Law, diretora administrativa e financeira do Ibrachina, e Li Li Min, professor de Neurologia da Unicamp, cortam a fita na inauguração do novo centro | Foto: Pedro Amatuzzi - Inova Unicamp

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”