Inova Unicamp premia docentes, pesquisadores e alunos no Prêmio Inventores 2023

Edição de imagem

A Agência de Inovação Inova Unicamp promove neste ano a 16ª edição do Prêmio Inventores da Unicamp, um reconhecimento aos docentes, pesquisadores e alunos envolvidos na proteção da propriedade intelectual e que geraram transferência de tecnologia da Universidade ao longo de 2022.

Neste ano, um total de 82 pesquisadores, docentes, alunos e inventores foram reconhecidos e homenageados nas três principais categorias do Prêmio Inventores: Propriedade Intelectual Licenciada, Tecnologia Absorvida no Mercado e Criação de Spin-off Acadêmica. A Inova Unicamp também reconheceu, com certificado, outros 137 inventores da Unicamp por terem comunicado à Inova invenções desenvolvidas na Universidade e que geraram Patentes Depositadas em 2022, além de duas unidades que se destacaram nas categorias de Proteção da Propriedade Intelectual e de Transferência de Tecnologia.

O Prêmio Inventores, criado em 2004, ano seguinte à fundação da Inova Unicamp (órgão responsável por sua promoção), passou a ser organizado anualmente a partir de 2009. A premiação pretende estimular a cultura de proteção da propriedade intelectual e a de transferência de tecnologia, sobretudo na comunidade interna da Unicamp e em seus parceiros de pesquisa, como explica a professora Ana Frattini, diretora-executiva da Inova:

“É com satisfação que vejo o compromisso dos inventores da Unicamp em contribuir com a transferência à sociedade das tecnologias desenvolvidas na Universidade. Esse é um valioso compromisso adicional que assumem para colocar suas invenções ao alcance da sociedade. Fico muito feliz em constatar a consolidação dessas atividades na Unicamp nos últimos anos. Parabéns a todos os inventores e a todo o time da Inova, que exercem um protagonismo fundamental para o alcance desses resultados", comemora Frattini.

Instituto de Química é premiado como Unidade Destaque na Proteção à Propriedade Intelectual
O Instituto de Química foi premiado como Unidade Destaque na Proteção à Propriedade Intelectual

Nesse sentido, a homenagem oferecida pela Inova Unicamp é uma forma de agradecer os pesquisadores da Universidade e de incentivá-los a levar à sociedade o resultado de suas pesquisas e a percorrer o ciclo completo da inovação. Isso inclui as etapas de comunicar à Inova os seus inventos para proteger a propriedade intelectual da Unicamp. Em seguida, os inventores e a Inova trabalharão juntos para que elas sejam absorvidas pela sociedade por meio de seu licenciamento. O Prêmio Inventores é um reconhecimento de docentes, pesquisadores e alunos da Unicamp e de inventores parceiros em convênios de pesquisa e desenvolvimento que geraram novas tecnologias e que vêm cumprindo as etapas desse ciclo.

A Inova premia, nesta edição, 78 pessoas na categoria Propriedade Intelectual Licenciada, por terem participado do licenciamento de 19 tecnologias da Unicamp para 14 diferentes empresas e instituições, e quatro inventores na categoria Tecnologia Absorvida no Mercado, por terem criado duas tecnologias da Unicamp que foram recentemente lançadas no mercado. Uma empresa também ganhou reconhecimento na categoria Criação de Spin-off Acadêmica, por ter no core de seus negócios uma tecnologia da Unicamp.

“Os resultados alcançados a cada ano refletem os esforços da comunidade acadêmica da Unicamp e também da Inova, como Núcleo de Inovação Tecnológica da Unicamp, em contribuir decisivamente para consolidar entre docentes, pesquisadores e alunos da Universidade a cultura da transferência de tecnologia. Os números refletem esse compromisso de todos os envolvidos", explica o professor Renato Lopes, diretor-executivo associado da Inova Unicamp.

Trabalho contínuo no licenciamento de tecnologias

Em 2022 a Unicamp assinou um total de 19 contratos de licenciamento de tecnologias. Com o resultado do ano passado, a Unicamp acumula, em sua série histórica, a marca de 194 contratos de licenciamento de propriedade intelectual ativos.

A respeito dos motivos para esse ritmo constante e consolidado de novos licenciamentos no decorrer dos anos, a coordenadora de negócios e inovação da Inova Unicamp, Iara Ferreira, aponta o seguinte:

“Nosso esforço em impulsionar a transferência de tecnologia abraça uma ampla gama de ações. Essas iniciativas não se limitam apenas à oferta ativa de tecnologia para o mercado, mas também compreendem a construção de relacionamentos duradouros com o setor corporativo e outras instituições. É importante mencionar que essas parcerias visam estimular a criação de vínculos produtivos e duradouros, que se beneficiam significativamente da qualidade dos trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores e inventores da  Unicamp”, afirma Ferreira.

A Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação foi premiada como Unidade Destaque na Transferência de Tecnologia
A Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação foi premiada como Unidade Destaque na Transferência de Tecnologia

Números do Prêmio Inventores 2023

Tecnologias Licenciadas: 78 pesquisadores envolvidos em 19 contratos de licenciamento de 19 tecnologias da Unicamp;

Spin-off Acadêmica: uma empresa que ingressou recentemente no mercado e cujo core de negócios é uma tecnologia ou um conhecimento da Unicamp;

Tecnologias Absorvidas no Mercado: quatro inventores de duas tecnologias que, além de licenciadas, já foram absorvidas pelo mercado na forma de produtos ou serviços;

Unidades premiadas: uma unidade premiada na categoria Destaque na Proteção da Propriedade Intelectual e uma unidade premiada na categoria Destaque na Transferência de Tecnologia.

Unidades premiadas 2023

O Instituto de Química é premiado como Unidade Destaque na Proteção à Propriedade Intelectual

A Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação é premiada como Unidade Destaque na Transferência de Tecnologia

Matéria publicada originalmente no site da Inova Unicamp. 

Imagem de capa
A Inova premia, nesta edição, 78 pessoas na categoria Propriedade Intelectual Licenciada, e quatro inventores na categoria Tecnologia Absorvida no Mercado

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”