Estudantes de 14 estados conquistam medalhas na 39ª Olimpíada de Matemática

Autoria
##
A fase final foi realizada de forma presencial

Um total de 83 premiações foram dadas a estudantes dos ensinos fundamental (8º e 9º anos) e médio de escolas públicas e particulares de 14 estados na fase final da 39ª Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU), um projeto realizado pelo Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) da universidade.

Na final, foram entregues medalhas de ouro, prata e bronze para 58 equipes, totalizando 174 estudantes. Desse total, 25 equipes foram premiadas também pela qualidade da redação com que apresentaram as soluções para os problemas matemáticos da prova. Ao todo, 332 medalhas foram distribuídas.

A fase final foi realizada de forma presencial, na Unicamp. Pelo segundo ano, a prova foi aplicada no sábado (2/9), corrigida na tarde do mesmo dia, e o anúncio das equipes medalhistas ocorreu no dia seguinte, domingo (3/9).

Este formato permitiu que os participantes de estados e cidades mais distantes recebessem o resultado pessoalmente, em uma cerimônia de premiação emocionante no Teatro de Arena, na Unicamp. O evento teve a presença de estudantes, professores, familiares e de representantes da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Unicamp e do Imecc. Também participaram da cerimônia a coordenação da OMU e Julia Jaccoud, criadora do canal no Youtube “A Matemaníaca”, que fez um bate-papo com os estudantes antes da premiação.

A fase final foi realizada de forma presencial, na Unicamp; a prova foi aplicada no sábado (2/9) e o anúncio das equipes medalhistas ocorreu no domingo (3/9)
A prova foi aplicada no sábado (2/9) e o anúncio das equipes medalhistas ocorreu no domingo (3/9)

Resultado por estado

Para a fase final, foram convocadas 230 equipes, de 20 estados. São Paulo foi o que mais recebeu medalhas: 25 no total, seguido do Ceará, com 23, e Pernambuco, com 12. Na sequência, estão o Distrito Federal, com cinco premiações, e Santa Catarina, com quatro. Amazonas, Piauí, Rio de Janeiro e Goiás levaram duas medalhas cada. Os estados da Bahia, Minas Gerais, Rondônia, Pará e Sergipe levaram uma medalha cada.

Na manhã de domingo, estudantes do ensino médio classificados para a última fase em equipe também puderam fazer uma prova individual. Caso venha a ser medalhista de ouro, prata ou bronze nesta prova, o estudante poderá concorrer no edital de Vagas Olímpicas da Unicamp, que permite ingressar na graduação, em 2024, sem fazer o vestibular.

Os cursos contemplados pelo Edital serão divulgados neste semestre, mas a expectativa da organização é que sejam diversos na área de exatas. O resultado da prova individual ainda será divulgado em uma cerimônia online, no dia 29 de setembro.

Marcelo Firer, membro da comissão organizadora da OMU e professor do Imecc, ressaltou a importância do evento, que reuniu centenas de estudantes interessados em matemática. “É uma grande alegria ver tantos alunos e alunas reunidos, fazendo a prova com prazer e entusiasmo com a matemática. Interessante também é que vemos muitos estudantes retornarem como professores”, afirmou.

Para a fase final, foram convocadas 230 equipes, de 20 estados

Sobre o formato da prova da OMU

A OMU é organizada em dois níveis: Alfa (para alunos de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental) e Beta (para alunos do Ensino Médio).

Neste ano, a Olimpíada registrou número recorde de inscritos, mais de 10 mil participantes em 3 mil equipes de todo o país.

Diferente de outras competições de matemática, a OMU é realizada em equipes compostas por três estudantes, além de um professor responsável. As duas primeiras fases são online, com duração de uma semana cada, em que os estudantes podem debater e buscar soluções aos problemas apresentados por meio de debate e pesquisa.

Imagem de capa
Cerimônia de premiação aconteceu no Teatro de Arena; formato permitiu que os participantes de estados e cidades mais distantes recebessem o resultado pessoalmente

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”