Com novidades, Unicamp abre inscrições para o Vestibular 2024

Edição de imagem

Com uma série de novidades, a Unicamp abriu nesta segunda-feira (31) as inscrições para o Vestibular 2024, que vai oferecer 2.540 vagas distribuídas em 69 opções de cursos. De acordo com a Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest), a prova deste ano contará com questões específicas de Filosofia e Sociologia e não vai exigir os percursos formativos do ensino médio.

Pela primeira vez, a Unicamp, neste ano, vai abrir uma nova via de acesso ao utilizar as notas do chamado Provão Paulista – sistema que une as três universidades públicas paulistas e que reservará vagas a alunos do ensino público do Estado. Além disso, as provas das primeira e segunda fases serão realizadas ambas em 2023.

A primeira fase está prevista para ocorrer no dia 29 de outubro e a segunda, nos dias 3 e 4 de dezembro. A divulgação do nome dos aprovados acontecerá em janeiro de 2024.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 31 de agosto, exclusivamente pela internet, em formulário disponível na página eletrônica da Comvest. O edital completo, com as normas do Vestibular Unicamp 2024, já está disponível no site da comissão.

De acordo com a Comvest, na primeira fase, pela primeira vez, passam a ser aplicadas seis questões de Sociologia e de Filosofia (três de cada disciplina). Já o número de questões para cada uma das disciplinas de Biologia, Física, Química, História, Geografia e Inglês será reduzido de oito para sete. O número de questões de Língua Portuguesa/Literaturas e de Matemática não será alterado, permanecendo com um total de 12 para cada uma delas.

Na segunda fase, haverá alterações quanto às questões a serem aplicadas no segundo dia de provas: os candidatos dos cursos de Humanas/Artes e de Biológicas/Saúde responderão a um número menor de questões de Matemática, que passam de seis para quatro. Haverá a inclusão de duas questões de Filosofia/Sociologia para a área de Humanas e o acréscimo de mais duas questões de Biologia para a área de Biológicas. Não haverá mudanças quanto ao primeiro dia de provas da segunda fase.

O número total de questões tanto na primeira fase como na segunda não será alterado: 72 questões de múltipla escolha na primeira etapa e 30 questões dissertativas e uma redação na segunda fase.

Da esq. para dir., o pró-reitor de Graduação, Ivan Toro; o reitor Antonio Meirelles e o coordenador do Vestibular, José Alves:
Da esq. para dir., o pró-reitor de Graduação, Ivan Toro; o coordenador do Vestibular, José Alves e o o reitor Antonio Meirelles: nova via de acesso ao utilizar as notas do chamado Provão Paulista

Equilíbrio

O diretor da Comvest, professor José Alves de Freitas Neto, avalia que as mudanças devem proporcionar maior equilíbrio à prova. “O intuito foi garantir um maior equilíbrio entre as Ciências Humanas e as Ciências da Natureza. E a presença da Filosofia e da Sociologia explicitamente na prova reforça também a característica do nosso Vestibular de propor uma reflexão, uma leitura crítica, questionadora a respeito das grandes questões do mundo contemporâneo”, explicou o diretor.

Freitas Neto afirma que as mudanças quanto às questões não deverão provocar alterações no perfil dos ingressantes e nem acarretar uma disparada da nota de corte. “Eu acredito que os candidatos das áreas de humanidades vão ficar mais satisfeitos com uma prova contendo menos questões de física, química e biologia. E, com mais questões de sua própria área, posso intuir que eles terão um melhor desempenho, mas não creio que vá haver uma grande mudança, porque a prova é calibrada do ponto de vista da exigência de questões mais fáceis e mais difíceis”, avalia o diretor.

“Se a pergunta é: ‘Vamos ter uma disparada na nota de corte?’. Não. Nossa expectativa é que a nota de corte se mantenha estável, como tem sido nos últimos anos, o que indica que a prova tem o mesmo padrão de exigência”, aposta ele. “Mas, ao mesmo tempo, sabemos que até os candidatos de outras áreas têm maior familiaridade com a pauta de humanidades e, nesse sentido, pode haver uma pequena oscilação, mas não uma grande mudança no perfil dos candidatos”, acredita.

O reitor da Unicamp, professor Antonio José de Almeida Meirelles, disse que as mudanças fazem parte do processo contínuo de melhoria do sistema de seleção. “Todos os anos nós renovamos o equivalente a 20% das pessoas que frequentam a nossa graduação, e isso é uma imensa dose de energia nova que ingressa em nossa Universidade, de gente que quer aprender, se desenvolver e fazer parte da nossa instituição”, afirmou.

Segundo Meirelles, o processo de seleção representa muito bem o que é a Unicamp. “Uma universidade que se preocupa muito com a qualidade, com a boa formação das pessoas, mas também uma instituição que quer desenvolver junto à sua comunidade compromissos com a democracia, com valores civilizatórios, com a inclusão e a justiça”, finalizou.

O pró-reitor de Graduação, professor Ivan Toro, diz que o Vestibular Unicamp reflete a diversidade da sociedade e se transformou em um indutor de justiça. “Temos muito orgulho do nosso Vestibular”, disse ele. “O nosso sistema de avaliação é muito bem confeccionado e traz para dentro da Universidade um sentido de diversidade que é de extrema importância”, acredita. “E nós temos a confiança de que o nosso Vestibular também proporciona justiça.”

As novidades do Vestibular 2024 foram anunciadas em entrevista coletiva nesta segunda-feira (31)
As novidades do Vestibular 2024 foram anunciadas em entrevista coletiva nesta segunda-feira (31)

Provão Paulista

O Vestibular 2024 da Unicamp vai oferecer 325 vagas para o chamado Provão Paulista – destinado a alunos do ensino público estadual – e 314 vagas pela modalidade Enem-Unicamp. Além disso, haverá 130 vagas para o Vestibular Indígena, 130 vagas olímpicas e 120 do Profis – Programa de Formação Interdisciplinar Superior, um curso de ensino superior da Unicamp voltado aos estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas de Campinas.

A Comvest decidiu manter a possibilidade de inscrição antecipada para candidatos oriundos de escola pública, na modalidade Enem-Unicamp. A medida havia sido aplicada pela primeira vez na edição passada do Vestibular Unicamp. Dessa maneira, ao realizarem a inscrição no Vestibular, candidatos de escolas públicas que optaram pelo Programa de Ação Afirmativa para Inclusão Social (Paais) – opção ensino médio – e/ou pelas cotas étnico-raciais já estarão automaticamente inscritos gratuitamente na modalidade Enem-Unicamp 2024, não sendo necessária nova inscrição em novembro.

Isenção da taxa

Neste ano, 9.888 estudantes foram beneficiados com a isenção da taxa de inscrição, que valerá tanto para o Vestibular Unicamp 2024 como para a modalidade Enem-Unicamp 2024. Os candidatos contemplados deverão acessar um formulário específico e usar o código de isento para efetuar a inscrição sem gerar boleto de pagamento.

Taxa de inscrição

A taxa de inscrição é de R$ 192,00 – a mesma do ano anterior – e poderá ser paga até o dia 8 de setembro. É possível optar por até dois cursos, desde que da mesma área. O Manual do Ingresso 2024 está disponível para consulta na página eletrônica da Comvest, com informações sobre a inscrição, as provas e as demais etapas do processo.

Fases

A primeira fase do Vestibular Unicamp 2024 será realizada no dia 29 de outubro de 2023, e a segunda fase acontecerá nos dias 3 e 4 de dezembro de 2023. Antes da primeira fase, haverá provas de Habilidades Específicas para candidatos dos cursos de Música (com envio de vídeos pela internet, entre 18 e 29 de setembro). Para os demais cursos que exigem provas específicas (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), as provas de Habilidades Específicas ocorrerão entre os dias 7 e 9 de dezembro.

App e Cria Unicamp

A Comvest disponibiliza um aplicativo gratuito a partir do qual os estudantes podem receber alertas sobre as datas importantes do Vestibular, além de ter acesso rápido a outras informações relevantes.  

E a comissão fará mais cinco edições do projeto Cria Unicamp, lançado em abril deste ano com o objetivo de contribuir na preparação dos estudantes de ensino médio para o Vestibular. No segundo semestre, estão programados dois eventos para agosto, dois para setembro e o último para o dia 7 de outubro. Os eventos são gratuitos e realizados aos sábados na sede da Comvest, no campus de Campinas. Mais informações: https://www.comvest.unicamp.br/eventos/cria/.

Cidades

A primeira fase será realizada em 31 cidades no Estado de São Paulo: Americana (em substituição a Santa Bárbara D´Oeste), Araçatuba, Barueri, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.

Fora do Estado de São Paulo, recebem as provas do Vestibular Unicamp cinco capitais: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Salvador.

Imagem de capa
Candidatos durante a prova em 2022; Vestibular 2024 é lançado, nesta segunda-feira, com novidades

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”