Universidades paulistas discutem importância de extensão universitária e sua integração curricular

A valorização e a integração da extensão universitária às atividades de ensino de graduação foram o tema central do workshop Curricularização, que reuniu as três universidades públicas estaduais de São Paulo – Unicamp, USP (Universidade de São Paulo) e Unesp (Universidade Estadual Paulista) –  no dia 13 de junho, na capital do Estado. O evento contou com a participação do pró-reitor de Extensão e Cultura da Unicamp, Fernando Coelho, dos pró-reitores de Graduação e de Cultura e Extensão Universitária da USP, Aluísio Segurado e Marli Quadros Leite, respectivamente, e de Antônio César Leal, assessor da Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura da Unesp.

Para Coelho, o encontro possibilitou trocas importantes sobre as experiências de cada instituição e abriu possibilidades de integração entre elas. “Eu tenho certeza de que vai estar no radar de todas as três ter atividades de extensão conjuntas, disciplinas, projetos conjuntos. Isso vai permitir que a gente consiga fazer com que a extensão esteja presente em todas as universidades e em todas as ações da universidade”, afirmou.

“Nós, três universidades coirmãs, estamos desenvolvendo várias atividades em conjunto. Esse trabalho é essencial para mostrar à sociedade o que nós fazemos e para sermos reconhecidos como instituições que existem em benefício dela própria, da sociedade”, enfatizou Leite, a pró-reitora anfitriã do evento.

##
Encontro abriu possibilidades de integração entre as três universidades paulistas

Segurado destacou a relevância do encontro para a incorporação das atividades de extensão de forma integrada à graduação. Segundo ele, essa missão vai além de simplesmente cumprir exigências legais, representando o compromisso das universidades estaduais paulistas com sua missão social e a compreensão de que a extensão é parte fundamental da atividade de ensino. “É uma oportunidade de formação ética e cidadã dos nossos estudantes e uma oportunidade para o desenvolvimento do espírito de justiça social e de responsabilidade social, que é inerente ao papel da universidade pública”, pontuou.

Segundo Leal, a troca de experiências proporcionada pelo evento é de suma importância para as discussões sobre a extensão universitária e sua inserção curricular nos cursos de graduação. “É uma grande oportunidade para as universidades construírem caminhos em conjunto com a sociedade, com os outros setores da sociedade, em busca de soluções para problemas sociais, ambientais e econômicos. A incorporação dessas atividades irá garantir aos nossos alunos uma formação cidadã e ética, com protagonismo e intensa atuação junto aos demais setores da sociedade”, ressaltou.

Matéria originalmente publicada no site da Proec.

O workshop 'Curricularização' contou com os pró-reitores e representantes das três estaduais