Desenvolvimento Econômico lança plataforma dinâmica com dados do ensino superior do Estado

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) acaba de lançar um repositório de dados que poderá ser decisivo no planejamento do ensino superior no Estado de São Paulo.

Chamada de Observatório do Ensino Superior Paulista, a ferramenta possibilita a visualização da distribuição das Instituições de Ensino Superior (IES) paulistas nas 16 regiões administrativas e nos 645 municípios do Estado.

Além de trazer dados detalhados sobre as IES, a plataforma permite fazer a correlação dos dados com a densidade demográfica, que aparece em linguagem numérica e gráfica e por meio de mapas. O mecanismo possibilita também avaliar a realidade das instituições no contexto nacional e, com isso, oferece suporte para a tomada de decisão a respeito do ensino superior público estadual.

A plataforma foi elaborada pela Coordenadoria de Ensino Superior (CES) e construída com base em dados do censo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC). O link de acesso é https://www.observatorioensinosuperior.sp.gov.br.

Foto de um homem branco que aparece do peito da cima. Ele tem o cabelo castanho, curto, está sentado atrás de uma mesa e usa camisa branca e gravata.
Segundo Sandro Valentini, o Observatório será uma ferramenta importante para o planejamento e maior integração do ensino superior do Estado (Foto: Divulgação SDE)

O Observatório do Ensino Superior Paulista foi elaborado de acordo com o conceito dos mapas diagnósticos dinâmicos, que reúnem a representação gráfica, cartográfica e georreferenciada. Desse modo, as representações aparecem em diferentes níveis territoriais, de acordo com o interesse do usuário, numa dada escola, no mapa do Estado de São Paulo, segundo regiões administrativas e municípios.

Essa plataforma possibilita ao usuário a navegação lógica, segundo as variáveis escolhidas em filtros, com o cruzamento de informações entre elas, como o número de IES, número de vagas, matrículas, relação entre vagas e habitantes, entre matrículas e habitantes e a localização das IES.

A versão 1.0 (2022) foi apresentada na manhã da última quarta-feira (21) aos pró-reitores de graduação ou seus representantes no caso da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Unicamp, ao presidente da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), ao diretor de ensino do Centro Paula Souza e aos diretores de ensino da Faculdade de Medicina e Enfermagem de Marília (Famema) e da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), por meio de videoconferência comandada por Sandro Roberto Valentini, coordenador de Ensino Superior da SDE e professor titular da Unesp, que está à frente do projeto.

Para as próximas versões da ferramenta, os gestores já sugeriram novas correlações que serão de grande importância para a busca de dados específicos.

Desenvolvimento

A plataforma levou um ano e meio para ser desenvolvida e, a partir de agora, a Prodesp – Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo, empresa do governo do Estado – é que irá fazer o processamento dos dados. “Trata-se da primeira plataforma que destaca os sete equipamentos mantidos pelo governo do Estado de São Paulo”, explicou Valentini. “É a primeira que permite avaliar a distribuição de vagas ou de matriculados levando em consideração o número de habitantes, informação importante na hora de definir políticas de expansão do sistema de ensino no Estado, e é a única que possibilita a geolocalização das instituições”, acrescentou.

Segundo Valentini, já há plataformas semelhantes de análise de dados, mas, levando em conta as características descritas acima, o Observatório do Ensino Superior Paulista é um caso único. “Temos muitas atribuições em nosso dia a dia na Coordenadoria de Ensino Superior, mas esse projeto foi nosso grande desafio: criar essa plataforma, que será muito importante para o planejamento do ensino superior, e mostrar que o governo do Estado está muito interessado no que está acontecendo em suas instituições e está buscando aproximação e integração desses equipamentos”, completou Valentini.

Foto de um homem que aparece do peito para cima em um espaço aberto. Ele é branco, tem o cabelo castanho e curto e está usando camisa.
Para o pró-reitor de Graduação da Unicamp, Ivan Toro, o Observatório será uma ferramenta para orientar propostas para as licenciaturas do Estado de São Paulo (Foto: Antoninho Perri)

“O Observatório será de extrema importância para as licenciaturas do Estado de São Paulo pois permitirá não só a organização e o acompanhamento das intervenções das IES no Estado como permitirá orientar propostas de melhorias no ensino básico nas diversas regiões”, disse o professor Ivan Toro, pró-reitor de Graduação da Unicamp.

Foto do mapa do Estado de São Paulo dividido por regiões