Rose Ramos, da startup MatchIT, é a nova presidente do grupo Unicamp Ventures

Edição de imagem

Rose Ramos foi eleita pelos conselheiros do Unicamp Ventures (UV), grupo de empreendedores ligado à Unicamp, como a nova presidente executiva para o mandato de 2022-2024.

Rose é a oitava empreendedora e a segunda mulher a ocupar o cargo de gestão executiva do Unicamp Ventures, junto a nomes como César Gon, CEO da CI&T, e Fabrício Bloisi, fundador do Grupo Movile e CEO da iFood – primeiros presidentes e fundadores do grupo de conexão de empreendedores formados pela Unicamp – assim como Rosana Jamal, fundadora da Baita Aceleradora.

O anúncio aconteceu durante o 17º Encontro Anual Unicamp Ventures, realizado no dia 20 de outubro pela Agência de Inovação Inova Unicamp em parceria com o grupo, e foi feito por David Figueira, que entrega o cargo, mas continua como conselheiro do Unicamp Ventures pelos próximos dois anos, conforme previsto em regulamento.

Tanto o perfil e experiências profissionais de Rose quanto suas contribuições ao ecossistema empreendedor da Unicamp foram destacados por David durante o anúncio. “Para nós, é uma honra termos a Rose como a nova presidente do UV. Além de toda a experiência no mundo empreendedor e de investimentos que ela carrega, Rose trouxe ao grupo Unicamp Ventures metodologia de gestão e prospecção de parceiros, junto à Inova Unicamp, para conseguirmos realizar os eventos e termos os resultados de conexão entre as empresas-filhas que atingimos hoje”, celebrou David.

Como grupo de relacionamento e colaboração entre os empreendedores oriundos da Universidade, o UV mantém ativas diversas ações para que as empresas-filhas se conheçam e possam interagir. Entre essas ações, destacam-se a produção de conteúdo, a realização do Prêmio Empreendedor da Unicamp, além da organização de eventos como meetups, webinars e Encontros Anuais sobre diversos temas envolvendo empreendedorismo, todos realizados em parceria com a Inova Unicamp.

Diversidade e conexão são o foco da nova gestão

Uma das mudanças que ocorreram no grupo desde a entrada de Rose como conselheira foi a defesa da inclusão e diversidade, dentro do grupo e nas suas iniciativas. Ela liderou, por exemplo, a inclusão de novos critérios de avaliação em todas as categorias do Prêmio Empreendedor da Unicamp (Impacto Socioambiental, Inovação, Liderança Feminina e Scale-up) para colaborar na seleção de empresas que também estejam engajadas nessas pautas dentro de seus times.

“Quando falamos que a diversidade está entre os valores do grupo Unicamp Ventures, temos o compromisso de tornar isso tangível na prática. Queremos ir além de envolver diferentes tipos e tamanhos de empresas-filhas em nossas atividades. Queremos ampliar a consciência e celebrar as boas práticas de inclusão de diversidade nos perfis humanos das empresas. Posicionamo-nos ativamente em prol de negócios com diversidade racial, étnica, de gênero, de orientação sexual, etária, de condições físicas, religiosas, de opiniões. Posicionamo-nos em prol de negócios que representem nossa sociedade e respeitem os direitos humanos”, contextualizou Rose Ramos, na época da inclusão dos novos critérios.

Para o seu novo mandato, agora como presidente executiva do grupo – Rose foi conselheira do UV por quatro anos –, ela pretende seguir com as mudanças propostas e absorvidas na gestão liderada por David para que elas se tornem perenes, como levar em conta o perfil dos palestrantes nos eventos para que haja mais equilíbrio entre os convidados e para que isso incentive e inspire mais pessoas:

“Já tivemos eventos do UV só com homens, sendo que 21,6% dos sócios empreendedores da Unicamp são mulheres, por exemplo. Nós temos a responsabilidade de olhar com especial atenção toda diversidade de pessoas na composição do conselho do UV e também entre os palestrantes convidados para nossos eventos, ações essas a que demos início na gestão anterior”, comenta a presidente.

Quando se trata de ampliar conexões, Rose destaca oportunidades de fortalecer ações que integrem os empreendedores do ecossistema da Unicamp aos diversos hubs que se relacionam ao tema. “Vejo como uma grande oportunidade contribuir para o fortalecimento da conexão do empreendedorismo à pesquisa. A inovação aplicada ao mercado e em parceria com a academia pode gerar cada vez mais valor à sociedade, ampliando o diferencial competitivo das empresas brasileiras e a geração de empregos. Além disso, é bastante positivo que possamos facilitar a integração dos empreendedores com os diferentes grupos de relacionamento do ecossistema, colaborando com atores como a rede UniAngels, a Liga Empreendedora e tantos outros junto aos quais podemos nos fortalecer conjuntamente”, comenta a nova presidente.

Além de sua colaboração no Unicamp Ventures, Rose Ramos é sócia fundadora e CEO da MatchIT, startup hospedada no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp que fornece uma plataforma inteligente para conectar equipes especializadas em serviços de tecnologia da informação (TI) com os desafios das empresas, respondendo com agilidade às carências de quem contrata colocando-os em contato com quem oferece soluções. É também sócia e membro do conselho da Agência Sabiá, que atua com publicidade para empresas de TI.

Rose ainda é atuante em diversos ecossistemas empreendedores. Ela ajudou a estruturar o fundo anjo, iAngels Brasil, mantém ligação com os ex-alunos da IESE Business School, é membro do Latitud, que reúne empresas de tecnologia na América Latina, e é conselheira do fundo anjo da Unicamp (UniAngels).

Leia mais

Confira como foi o Encontro Unicamp Ventures 2022; com fotos e vídeo

Matéria originalmente publicada no site da Agência de Inovação Inova Unicamp. 

 

Imagem de capa
Rose Ramos ainda é atuante em diversos ecossistemas empreendedores

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

O objetivo da reunião foi apresentar a experiência da Unicamp na aquisição de energia elétrica no Ambiente de Contratação Livre 

Modalidade oferecida pela Unicamp para financiamento de projetos de ensino, pesquisa e extensão completa 20 anos

Atualidades

Evento começou esta semana no Instituto de Computação e conta com aulas teóricas, simulados e palestras com patrocinadores

José Ricardo Teixeira Junior (IB) e Geovane Augusto Gaia Vieira (IG) vão para as universidades norte-americanas de Yale e UCLA, respectivamente

Artigo destaca a relevância das pesquisas acadêmicas sobre direitos humanos

Cultura & Sociedade

Instituto reúne grupos de pesquisa de 24 instituições e deve fortalecer os estudos de gênero no país; a coordenação é das docentes Viviane Resende, da Universidade de Brasília e Karla Bessa, do Núcleo de Estudos de Gênero (Pagu) da Unicamp

Atividade será uma das primeiras iniciativas a partir de parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Campinas