Instituto de Química produz álcool 70% e em gel para unidades de saúde da Unicamp

foto mostra garrafas de um litro com álcool em gel
Álcool em gel produzido pelo IQ vai auxiliar as unidades de saúde da Unicamp

O Instituto de Química (IQ) da Unicamp deu início à produção de álcool 70% e em gel, os produtos serão destinados às unidades de saúde da Unicamp para auxiliar no combate ao coronavírus. O trabalho é realizado na planta piloto da unidade, um equipamento que reproduz os sistemas de processamento químico das indústrias em escala reduzida. 

Segundo Marco Aurélio Zezzi, diretor do IQ, o trabalho teve início com a produção do álcool 70%, utilizado para a desinfecção de instrumentos médicos e ambientes hospitalares. Nesta semana, começou a produção de álcool em gel. Até o momento, foram produzidos cerca de 500 litros de álcool 70% e 150 da versão em gel. O professor conta que a meta é produzirem um total de duas toneladas de álcool 70% e outros 500 quilos em gel, quantidade que a Diretoria Geral de Administração (DGA) estima ser suficiente para suprir as necessidades das unidades de saúde por três meses. 

Todo o trabalho é realizado por funcionários do IQ capacitados para operar os equipamentos e adotar as medidas de segurança necessárias. Por isso, no momento o instituto não necessita de voluntários para a produção. Caso eles sejam necessários, o diretor esclarece que a ajuda será direcionada para tarefas como a embalagem e o transporte do álcool. 

Como a produção consome parte dos insumos disponíveis no IQ, as equipes contam também com doações realizadas por empresas e órgãos parceiros. "Temos recebido várias doações, como a Cosan e muitas empresas que entram em contato para doar álcool concentrado para a produção do álcool 70%. A Ambev também doou mil garrafas pet de um litro para colocarmos o álcool em gel e estamos abertos a mais doações", conta Marco Aurélio. Ele explica que interessados em contribuir com o trabalho podem entrar em contato com o IQ ou então com a DGA. 

Contribua você também

Quer ser um parceiro da Unicamp no combate ao coronavírus? Para a aquisição de equipamentos necessários às atividades remotas e outras ações de auxílio a estudantes carentes:
 
Banco do Brasil, 001, Agência 4203-X, Conta Corrente 44.426-X, CNPJ 46.068.425/0001-33 UEC/Conta movimento. 
Identificar no depósito: GR/voluntariadoUNICAMP 

Para depósitos financeiros destinados ao apoio à Área de Saúde da Unicamp, na aquisição de insumos, equipamentos e testes diagnósticos:

Banco do Brasil, 001, Agência 4203-X, Conta Corrente 44.427-8, CNPJ 46.068.425/0001-33

Imagem de capa

foto mostra uma máquina de envase de álcool em primeiro plano e, em segundo plano, dois pesquisadores, vestidos com roupas de proteção, manuseando as garrafas
Unidade aceita doações de insumos e embalagens para continuar produção