“Entremeios” será apresentada na Mostra Teatro Estudantil da USP

audiodescrição: fotografia colorida mostra cena de espetáculo Entremeios
Foto: Gabriela Zanardi

O espetáculo Entremeios, de alunos do curso de Artes Cênicas da Unicamp, será apresentado nos dias 14 e 15 de março na segunda edição da Mostra de Teatro Estudantil da Universidade de São Paulo (TUSP). A programação do evento, além de contemplar grupos do estado de São Paulo, conta com trabalhos de artistas de Santa Catarina, Brasília e Minas Gerais. 

Entremeios é um trabalho inspirado na obra do escritor brasileiro João Guimarães Rosa. “Nós fizemos a seleção de oito contos do livro Primeiras Estórias e um do livro Estas Estórias. Cada um de nós escolheu um conto que dialogasse com a nossa narrativa e com o que queria comunicar”, explica Júlia Vilar, integrante do coletivo Bandô de Teatro, responsável pela criação.

O espetáculo surgiu a partir de uma disciplina de montagem no curso de Artes Cênicas. Após a temporada de estreia, iniciada junho de 2019, os estudantes pensaram em continuar apresentando-o.  “Foi um trabalho muito importante para a nossa formação. Existia um grande desejo de continuidade e nos inscrevemos em algumas mostras e tivemos o retorno do Itaú Cultural e do TUSP”, aponta. No Itaú Cultural, o grupo já se apresentou em janeiro, na mostra a_ponte - Cena do Teatro Universitário.

A composição de Entremeios utiliza diversas linguagens, proporcionando, por exemplo, experiências aromáticas para a plateia. Composições musicais autorais, do professor do curso Marcelo Onofri, também integram a cena. “Não é um espetáculo que vai contar a história dos contos. A preocupação é construir uma experiência sensível para além da apreensão racional. Por isso essas diversas experiências sensoriais”, afirma Júlia.

audiodescrição: fotografia colorida mostra cena do espetáculo entremeios
Foto: Ana Fariña

Confira a ficha do espetáculo:

Sinopse: A partir da obra de João Guimarães Rosa, Entremeios é a materialização de um amplo universo de seres ficcionais e suas narrativas de SER. Um jogo de corpos e realidades que se entrelaça e se dissolve, explorando o caráter transitório da existência... Como se não fosse ninguém, ou se todos uma pessoa só, uma só vida fossem. “Se quiser seguir-me, narro-lhe, não uma aventura, mas experiência.” 


Elenco: Coletivo Bandô de Teatro – Dani Clude, Felipe Vieira Souza, Gabriela Ramos, Isadora bellini, Isadora Ifanger, Júlia Vilar, Kimberly Oliveira, Paula Bianchini, Raul Oliveira, Tom Hanser e Vinicius Resca | Músico convidado: Gabriel Peregrino | Concepção de iluminação: Beatriz Nauali | Operação de som: Everson George | Identidade visual: Felipe Vieira Souza e Isadora Ifanger | Assistente de direção: Mariza Junqueira | Direção musical: Marcelo Onofri | Direção: Matteo Bonfitto | Fotografia: Gabriel Góes

Imagem de capa

Audiodescrição: fotografia colorida de cena do espetáculo Entremeios
Espetáculo Entremeios. Foto: Jéssica Mangaba