Vestibular realiza primeira fase no domingo

Autoria
Edição de imagem

No próximo domingo, 17 de novembro, a Unicamp vai aplicar a prova da primeira fase do Vestibular Unicamp 2020 para 72.859 candidatos. A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) orienta os candidatos a consultarem o local de prova, em sua página na internet. No Estado de São Paulo, a Unicamp aplica as provas de seu Vestibular em 30 cidades: Araçatuba, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara D’Oeste, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos. Fora do Estado de São Paulo, recebem as provas do Vestibular Unicamp cinco capitais: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Salvador.

Estão inscritos no processo, 72.859 candidatos, que irão concorrer a 2.570 vagas, em 69 cursos de graduação. Esse número representa 80% das vagas regulares, já que a partir deste ano, o preenchimento dos outros 20% será por meio do Enem.

Horários
A orientação é para que os candidatos cheguem ao local de prova às 12 horas (horário de Brasília), já que o acesso aos locais de prova será permitido impreterivelmente até as 13 horas (horário de Brasília). Sair de casa com antecedência é importante, tendo em vista que o candidato poderá encontrar trânsito intenso em alguns locais. A Comvest orienta os candidatos a fazer o percurso até o local de provas antes do dia do exame, para conhecer o caminho.

A primeira fase
A prova da primeira fase é composta de 90 questões de múltipla escolha, distribuídas da seguinte maneira: 13 questões de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, 13 questões de Matemática, 9 questões de História e 9 questões de Geografia (incluindo Filosofia e Sociologia), 9 questões de Física, 9 questões de Química, 9 questões de Biologia, 7 questões de Inglês, além das 12 questões interdisciplinares. Cada questão tem quatro alternativas.
 

O tempo máximo de prova na primeira fase é de cinco horas e o mínimo de três horas e trinta minutos.
 

O que levar para a prova
Os candidatos deverão levar o original do documento de identidade indicado na inscrição, canetas de cor preta em material transparente, lápis preto, borracha. Será permitido o uso de régua transparente e compasso. É vedada a utilização de aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios do tipo smartwatch, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, bandana/lenço, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova. O candidato poderá usar relógio para controlar o tempo, mas todos os relógios deverão ficar no chão, ao lado da carteira.
 

Está permitido: água, sucos, doces, uso de bermudas e vestimentas leves.
 

Aplicativo do Vestibular
A Comvest possui um aplicativo gratuito (App Vestibular Unicamp) para celulares e dispositivos móveis, a partir do qual os estudantes podem receber alertas sobre as datas importantes do vestibular, registrar para consultas sobre locais de prova, listas e notas, além de ter acesso rápido às informações mais relevantes sobre o vestibular.


Calendário do Vestibular 2020
1ª fase - 17/11/2019

2ª fase - 12 e 13/1/2020

Provas de Habilidades Específicas - 20 a 24/1/2020

Divulgação da 1ª chamada (para matrícula não presencial) - 10/2/2020

Matrícula não presencial - 11/2/2020

Imagem de capa
Audiodescrição: montagem com duas imagens, sendo a primeira em sala de aula, imagem em perspectiva e de corpo inteiro de duas jovens sentadas em carteira de braço que realizam prova escrita. Elas escrevem com a mão direita em folha de papel apoiada na carteira e mantêm cabeça baixada, concentradas na prova. Há outras pessoas ao redor delas também realizando prova. Está imagem está sobre posta a outra, abstrata e em tom verde. À direita, logo vestibular Unicamp 2020, e à esquerda, o da Unicamp. Imagem 1 de 1

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa