Resgate recebe submissões para dossiê “História Econômica e Demografia Histórica”

Um grupo de asilados antes da recente epidemia de gripe no Asilo dos Expostos. Veem-se na fotografia, além de cinco dedicadas Irmãs de Caridade, o médico Dr. Sinésio Rangel Pestana e o infatigável mordomo, Dr. Sampaio Viana"
Asylo dos Expostos. São Paulo, SP, 1920. Coleção Secretaria da Agricultura, Comércio e Obras Públicas do Estado de São Paulo. Centro de Memória-Unicamp

A Resgate – Revista Interdisciplinar de Cultura está com chamada pública aberta para envio de trabalhos sobre “História Econômica e Demografia Histórica”, que integrarão o dossiê temático com publicação prevista para o segundo semestre deste ano. O prazo para submissão dos originais, exclusivamente por meio do site da revista, termina no dia 30 de abril de 2017.

A proposta une pesquisadoras de dois diferentes órgãos da Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen/Unicamp): o Centro de Memória – Unicamp, representado pela pesquisadora colaboradora Maria Alice Rosa Ribeiro, professora aposentada da Unesp de Araraquara; e o Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó” (NEPO), representado pela pesquisadora Maísa Faleiros da Cunha.

A chamada pública investe na interdisciplinaridade entre duas áreas autônomas da História, tendo como objetivo potencializar a compreensão dos acontecimentos e das transformações sociais e econômicas que se passaram em lugares e tempos determinados. “O estudo da população nos seus mais diversos aspectos e das variáveis demográficas – ritmo de crescimento, composição etário-sexual, fecundidade, mortalidade, migração –, é fundamental para entender os condicionamentos das transformações na vida material e o funcionamento dos mercados, ou seja, produção, distribuição, consumo, mercado de trabalho, dinheiro e de crédito”, delimitam as organizadoras no edital.

A convocação é voltada a pesquisadores de todas as áreas do conhecimento, preferencialmente doutores, que desejem publicar trabalhos inéditos redigidos em língua portuguesa. Além de artigos e ensaios, também é possível enviar resenhas, entrevistas e resultados parciais de pesquisa dentro da temática proposta.

Para a submissão de trabalho, o cadastro no site da Resgate é obrigatório, assim como o cumprimento das normas editoriais e da formatação solicitada no modelo de submissão.

Assista à videochamada produzida pelas organizadoras com apoio da RTV Unicamp: