Edição nº 558

Nesta Edição

Jornal da Unicamp

Baixar versão em PDF Campinas, 22 de abril de 2013 a 29 de abril de 2013 – ANO 2013 – Nº 558

Lançado o belo livro com as
‘Aves do Campus da Unicamp’

Aves do Campus da Unicamp e Arredores é um belo livro lançado no último dia 16 de abril, que traz para estudantes, ornitólogos e admiradores leigos as imagens, textos e cantos de espécies registradas tanto nas áreas abertas como arborizadas da Universidade. A obra publicada pela Avisbrasilis possui 320 páginas e é assinado por seis pesquisadores do Instituto de Biologia (IB): Milena Corbo, Arthur Macarrão, Giulia B. D’Angelo, Carlos Henrique Almeida, Wesley Rodrigues Silva e Ivan Sazima. O projeto foi financiado pela Reitoria da Unicamp.

A primeira parte do livro contém pranchas com fotos das aves e informações como nome popular e nome científico, tamanho, dicas para identificação, dimorfismo sexual (diferenças entre macho e fêmea), habitats (aquático, matas, áreas abertas) e alimentação. A segunda parte é de história natural, o maior diferencial em relação às publicações similares. Além disso, vem acompanhado de um CD com cerca de 80 sons e chamados produzidos pelas aves e obtidos junto a autores, colaboradores e Fonoteca Neotropical Jacques Vielliard.

“Esta obra certamente será apreciada pelo ornitólogo experiente, pelo observador de aves dos fins de semana, pelos amantes da natureza e por alunos de graduação e pós-graduação da Unicamp e de fora dela”, afirmou o professor Wesley Rodrigues Silva, um dos autores. “Queria destacar a sua qualidade editorial, unindo um guia de identificação de campo com um breve compêndio de história natural das espécies retratadas. As imagens são resultado de uma técnica fotográfica ou de desenho bastante apurada, aliada a uma dose feliz de oportunismo, ilustrando cenas raramente presenciadas na vida real ou disponível em outras mídias”, acrescentou.

Segundo o docente do IB, o livro traz 170 espécies de aves registradas no campus e arredores, o que representa aproximadamente 1,5% das aves do mundo, 5% das espécies da América do Sul e 9% das espécies brasileiras. “Dentre elas, quase 5% estão em alguma categoria da lista de espécies ameaçadas do Estado de São Paulo. Também é preciso lembrar a pessoa do saudoso professor Jacques Vielliard, a quem esta obra é dedicada – e quem dedicou boa parte de sua vida ao estudo das aves brasileiras, notadamente na área de bioacústica. Das 85 faixas sonoras que acompanham o livro, 14 foram gravadas na natureza por ele.”

Prestigiando a cerimônia de lançamento, o reitor Fernando Costa observou que este livro completa uma trilogia importante, juntando-se a mais duas obras organizadas por professores, alunos e funcionários da Unicamp: sobre as árvores do campus e também sobre as obras de arte encontradas no interior das unidades e órgãos, bem como nas áreas externas. “Minha relação com as aves vem da infância, nasci em Santa Rita do Passa Quatro, cidade pequena e, na época, eminentemente rural. Sempre tive o maior interesse em identificar espécies e cantos. Espero que a quantidade de pássaros no campus aumente, por que nesse período de quatro anos plantamos numerosas árvores, muitas que nem existiam, como a pindaíba, e mais de uma centena de jabuticabeiras.” O livro Aves do Campus da Unicamp e Arredores pode ser solicitado pelo e-mail: avesunicamp@gmail.com