Edição nº 539

Nesta Edição

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12

Jornal da Unicamp

Baixar versão em PDF Campinas, 24 de setembro de 2012 a 30 de setembro de 2012 – ANO 2012 – Nº 539

Cremasco lança
livro didático

Operações unitárias envolvendo
sistemas particulados são tema da obra

 

Pode parecer curioso que um engenheiro químico e professor universitário envolvido com o ensino de disciplinas técnicas dedique-se também com sucesso à literatura, publicando poemas, contos e romance e tenha até trabalhos premiados.  Atuando no Departamento de Engenharia de Processos da Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Unicamp, o docente Marco Aurélio Cremasco acaba de publicar pela Editora Blucher mais um livro didático.  A obra, “Operações unitárias em sistemas particulados e fluidomecânicos”, cobre boa parte das ementas normalmente propostas para disciplinas dos cursos de engenharia química no Brasil que utilizam operações unitárias envolvendo sistemas particulados.

Destinada tanto a cursos de graduação como de pós-graduação, pode ser utilizada ainda como material de apoio por profissionais das engenharias química, agrícola, de alimentos, de produção, mecânica, entre outros em variadas atividades. O trabalho resulta do amadurecimento adquirido pelo autor em 26 anos de docência e da sua experiência com textos de apostilas por ele elaboradas com o objetivo de subsidiar seus alunos na disciplina Operações Unitárias I, do curso de Engenharia Química da Unicamp.

O texto incorpora também trocas de experiências com outros professores que lecionam a disciplina ou assemelhadas no Brasil e, além disso, menciona resultados decorrentes de trabalhos desenvolvidos por seus orientados na iniciação científica e na pós-graduação.

Cremasco enfatiza a sua particular preocupação e envolvimento com o ensino ao longo de sua atuação na Universidade: “Acredito que uma instituição de ensino superior é, antes de tudo, uma formadora de recursos humanos de qualidade. O livro foi elaborado com essa preocupação e nele procuro delinear um olhar para essa formação.”

Essa filosofia, cultivada ao longo de quase três décadas, o leva a manifestar muita satisfação com o lançamento da publicação. Simultaneamente, ele procurou incorporar ao texto trabalhos desenvolvidos por seus colegas da mesma área de atuação no Brasil. “Temos que mostrar aos nossos alunos que o Brasil tem condições de gerar ciência e tecnologia”, diz.

Em relação aos livros tradicionalmente utilizados pelas universidades brasileiras no ensino de disciplinas relacionadas a Operações Unitárias, o docente considera que hoje é necessário desenvolver não apenas a abordagem tecnológica, mas também apresentar os fundamentos científicos aplicados em tecnologia para, depois então, caminhar para os projetos.

Instado a analisar as diferenças entre a obra ora lançada e suas duas outras anteriores, “Fundamentos de transferência de massa” (Editora da Unicamp, 1998) e “Vale a pena estudar engenharia química” (Editora Blucher, 2005), ele diz que estas duas vieram preencher uma lacuna, pois não existiam livros de autores brasileiros sobre os temas.  Em relação ao tema abordado na obra agora lançada, Cremasco procurou estruturar o trabalho preocupado em estabelecer vínculos com a contemporaneidade, atrelando a ciência à tecnologia. 

Para o autor, as contribuições mais significativas do texto são a linguagem conceitual mais próxima de todos os seus públicos, que envolve de certa forma uma padronização; o atendimento em geral das ementas das escolas de engenharia química do Brasil; e o resgate do que é estudado e desenvolvido na área no país. A obra se dedica a apresentar um conhecimento já sedimentado. O seu diferencial está na concepção e estrutura didática, na abordagem que adota, nas aplicações em grande parte ligadas à realidade nacional.

Conceitos

O titulo do livro faz referência a três conceitos: operações unitárias, sistemas particulados e sistemas fluidomecânicos. Eles podem mais facilmente serem entendidos através da exposição do processo de tratamento da água destinada ao consumo. De forma bem simplificada, pode-se descrever esse tratamento de água por meio de algumas etapas principais: 1) sucção, através de bombas, da água bruta do rio ou represa para um reservatório, quando parte dos sólidos em suspensão já são previamente retidos por um dispositivo de contenção; 2) bombeamento da água bruta para um reservatório em que, sob agitação intensa, se adicionam agentes floculantes; 3) transporte da água para um floculador, que são tanques em que uma agitação suave facilita a aglutinação das partículas com vistas à posterior decantação; 4) transporte da água floculada para um decantador, em que ocorre a deposição dos aglomerados de partículas; 5) transporte da água clarificada através de um filtro capaz de reter as partículas menores ainda em suspensão; 6) transporte da água filtrada para um tanque para cloração e fluoração, que atuam como agentes antipatogênicos; e 7) sucção da água tratada para um tanque de distribuição e bombeamento para a rede de distribuição.

Este conjunto de atividades realizadas em sequência lógica, com o objetivo de produzir um bem de consumo, constitui um processo. Cada uma das etapas desse processo constitui uma operação unitária. No exemplo tomado podem ser identificadas etapas que caracterizam sistemas fluidomecânicos e particulados.  São chamados de sistemas fluidomecânicos os formados por máquinas e dispositivos que têm a função de adicionar ou extrair energia que, no exemplo mencionado, são representados pelas bombas, sistemas de agitação. Já nos sistemas particulados procura-se entender a interação entre sólido-fluido e entre sólido-sólido, estando presentes ou não dispositivos fluidomecânicos.

O livro estuda operações unitárias que envolvem o transporte de fluido (gás, vapor, líquido ou mistura deles), de sólidos, das misturas sólido e fluido e se atém também à interação física entre as partículas sólidas presentes. Apresenta os conceitos utilizados em cada tipo de operação unitária estudada e indica suas aplicações. Está dividido em duas partes: sistemas fluidomecânicos, abordados do segundo ao quinto capítulo, e sistemas particulados, tratados do sexto ao décimo quarto capítulo.

Para Cremasco, “a proposta do livro é a de apresentar, de forma simultânea, a formulação básica dos fenômenos que aparecem nas operações unitárias relativas ao transporte de quantidade de movimento, como também a sua imediata aplicação tecnológica”. Para complementação do estudo, são apresentados, ao longo dos capítulos, exemplos resolvidos e ao final um conjunto de exercícios acompanhados dos resultados.

 

Da engenharia química à literatura

 

Na área técnica, além de “Operações unitárias em sistemas particulados e fluidomecânicos”, o professor Marco Aurélio Cremasco tem duas obras publicadas. A primeira foi “Fundamentos de transferência de massa” (Editora Unicamp, Campinas, 1998), que resultou de notas de aulas acumuladas do longo de doze anos de experiência didática. Foi o primeiro livro publicado no Brasil dedicado ao tema e tornou-se obra de referência na área. A outra é “Vale a pena estudar engenharia química” (Blucher, São Paulo, 2005), que procura mostrar o alcance da engenharia química e como ela é importante no cotidiano das pessoas. Obra também referenciada, desperta a atenção de estudantes do ensino médio interessados em engenharia química e daqueles que recém-ingressos nesse curso almejam adquirir uma visão geral do alcance da profissão.

Da atividade literária do docente resultaram poemas, contos e romances.  De poemas são os livros “Vampisales” (Editora da Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 1984), “Viola Caipira” (Edição do autor, Campinas, 1995), “A criação” (Cone Sul, São Paulo, 1997; Prêmio Xerox – Livro Aberto) e “fromIndiana” (Edição do autor, West Lafayete, EUA, 2000). No conto, ele teve publicado “Histórias Prováveis” (Editora Record, Rio de Janeiro, 2007)  e, no romance, “Santo Reis da Luz Divina” (Editora Record, Rio de Janeiro, 2004),  vencedor do I Prêmio Sesc de Literatura e  um dos finalistas do Prêmio Jabuti de 2005. 

Em 2010, Cremasco recebeu a Bolsa Funarte de Criação Literária para escrever o romance “Evangelho do Guayrá”, uma ficção histórica baseada na fundação das reduções jesuíticas da então Província Jesuítica do Paraguai. Embora não publicada, a obra concluída foi entregue à Funarte em julho de 2011, como parte de Relatório de Conclusão de Projeto.

 

Serviço

Título: “Operações unitárias em sistemas particulados e fluidomecânicos”
Autor: Marco Aurélio Cremasco
Páginas: 424
Preço: R$ 109,00
Editora: Blucher