Edição nº 538

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Jornal da Unicamp

Baixar versão em PDF Campinas, 03 de setembro de 2012 a 16 de setembro de 2012 – ANO 2012 – Nº 538

Vanguarda
para além do rótulo

Michel Marie analisa em livro o legado e a
estética de Godard e da Nouvelle Vague

 

O historiador de cinema Michel Marie, professor emérito da Universidade Paris III (Sorbonne Nouvelle), esteve na Unicamp durante o primeiro semestre como professor visitante no Programa de Pós-Graduação em Mutimeios, ministrando o curso “Cinema Documentário Francês e Canadense – alguns tópicos na contemporaneidade”. Em abril, lançou o livro A Nouvelle Vague e Godard (Papirus Editora), em que apresenta uma revisão do impacto da Nouvelle Vague no cinema contemporâneo.
O livro, que já tinha traduções para o inglês e o italiano, traz um histórico de um dos movimentos mais importantes da história do cinema mundial, ocorrido no final da década de 1950 e nos anos 60. Traz também uma análise fílmica de Acossado, de Jean-Luc Godard, filme que o autor elegeu como o manifesto estético da Nouvelle Vague. É desta sua última obra que Michel Marie fala na entrevista que segue.

Jornal da UnicampQual a motivação para escrever mais um livro sobre a Nouvelle Vague? Seria por conta dos 50 anos do movimento?
Michel Marie – Eu escrevi a primeira versão do meu livro sobre a Nouvelle Vague em 1997, na coleção 128 (Éditions Nathan, então Armand Colin). Dois anos depois, escrevi outro livro sobre Acossado (coleção Synopsis, de 1999, mesma editora). A tradução brasileira atende a esses dois volumes. A primeira parte é uma visão histórica geral, sobre todos os aspectos deste movimento (crítico, estético, técnico, econômico), mas sem uma análise muito detalhada de filmes específicos. Eu queria completá-la com uma segunda parte contendo uma análise aprofundada de Acossado, que se tornou para mim o “filme-manifesto” da estética da Nouvelle Vague, muito mais do que os primeiros filmes de Claude Cabrol, como Nas garras do vício (Le beau serge, 1958) e Os primos ​​(Les cousins, 1959), ou mesmo Os incompreendidos (Les 400 coups, 1959), de François Truffaut.
Eu também escrevi este livro porque o meu filho, aos 20 anos de idade, me perguntou o que era Nouvelle Vague. Para ele, era inicialmente o título de um filme de Godard dos anos 90 (Nouvelle Vague, de 1990, com Alain Delon). Em geral, os movimentos de cinema são mal definidos na história do cinema. Os filmes são classificados rapidamente pela crítica com rótulos jornalísticos como “neo-realista” ou “expressionista”. Em 1997, chegamos aos 40 anos da Nouvelle Vague e, na época, não havia nenhuma edição francesa com uma síntese recente deste movimento estético muito importante para a história do cinema francês. Havia os livros antigos, contemporâneos dos anos 60 ou 70, ou capítulos parciais de livros sobre a história do cinema francês em geral. Mas em 1998, dois outros livros sobre a Nouvelle Vague foram publicados após o meu: um álbum ricamente ilustrado de Jean Douchet (Nouvelle Vague, ed. Hazan, 1999) e um ensaio mais sociológico por Antoine de Baecque (A Nouvelle Vague, retrato de uma juventude, Flammarion, 1998). Meu livro foi republicado e atualizado regularmente desde 1997. A edição brasileira contempla bem o cinquentenário deste famoso movimento. É o mais completo.

JU – A Nouvelle Vague é abordada no livro como um conceito crítico, uma escola artística, um modo de produção e distribuição de filmes... Poderia nos oferecer a sua visão geral sobre o movimento?
Michel Marie – A Nouvelle Vague foi um rótulo jornalístico dado por Françoise Giroud, então colaborador do L’Express, para designar o jovem francês nascido na década de 30 e 40. Em seguida, o crítico de cinema Pierre Billard transpôs o termo para a nova geração de cineastas que nasceram no mesmo ano. Ele caracterizava Roger Vadim, particularmente, como porta-voz deste novo cinema com E Deus criou mulher (Et Dieu créa la femme,1956). Mas, rapidamente, a expressão que dizia respeito a um grupo de jovens cineastas atravessou o exercício da crítica, principalmente para a Cahiers du Cinema.

Reuniram-se em torno de Claude Chabrol e François Truffaut personalidades tão diversas como as de Eric Rohmer, Jacques Rivette e Jean-Luc Godard. Esses cineastas tinham ideias comuns: uma admiração pelo cinema americano clássico e uma desconfiança do cinema francês dos anos 50, dito de “qualidade”, baseado em adaptações literárias e coproduções internacionais, como por exemplo, Notre Dame de Paris, realizado por Jean Delannoy. Eram cineastas que queriam promover filmes pessoais com pequenos orçamentos e sem atores com grandes cachês. Acontece que alguns dos seus primeiros filmes tiveram grande sucesso de público, como Os primos, Os incompreendidos e Acossado. Já os primeiros filmes de Jacques Rivette (Paris nos pertence) e de Eric Rohmer (O signo do leão) foram um fracasso e atrasaram suas carreiras em uma década.

JU – Por que o senhor elege Acossado como manifesto estético do movimento?
Michel Marie – Acossado é certamente um filme de ruptura na história do cinema, assim como a era do cinema mudo, com Nascimento de uma nação de D. W. Griffith ou Gabinete do Dr. Caligari de Robert Wiene, e o cinema falado de Cidadão Kane de Orson Welles, Roma, cidade aberta de Roberto Rossellini e Hiroshima, meu amor de Alain Resnais (este contemporâneo de Acossado). O filme de Jean-Luc Godard é marcado por um grande número de inovações técnicas e por uma linguagem igualmente muito nova. Além disso, foi um grande sucesso público, por se referir diretamente às preocupações dos jovens franceses dos anos 60 – eles se identificaram muito com os personagens Michael Poiccard e Patricia Franchini. Godard retrata as relações de amor entre um jovem marginal (Michel Poiccard, magistralmente interpretado por ator iniciante, Jean-Paul Belmondo) e uma estudante americana em Paris, com uma autenticidade sem precedentes no cinema francês da época. O tom do filme parece muito livre, quase casual, sem constrangimento, o que foi aceito de forma bastante positiva pelo público. Acossado é um filme verdadeiramente moderno em 1960, que sintetiza uma mudança de época (como Monica e o desejo de Ingmar Bergman, na Suécia, poucos anos antes). Ele marca o fim dos anos pós-guerra na França.

É também um filme de surpreendente virtuosismo técnico, quando se pensa em suas precárias condições de realização. Godard revela-se um grande inventor de formas: a edição curta e instável, alternando planos de longa sequência filmados com a câmera na mão, em ritmo acelerado; longas sequências de diálogos muito livres e íntimos entre dois personagens no quarto do hotel; e, no meio do filme, o resultado trágico e elíptico.
 
JU – Como analisa a trajetória de Jean-Luc Godard, que depois de ter renovado a linguagem do cinema voltou-se para temas políticos?
Michel Marie – Godard sempre foi um experimentador. Na verdade, queria ter sido como Jean Rouch, não um artista, mas um pesquisador independente do CNRS [Centro Nacional de Pesquisa Científica]. Seu período inicial, dos anos 60, foi muito rico porque ele teve que considerar as limitações de produção, contar histórias, atrair o público com atores profissionais. É verdade que desde 1969 ele entrou em um período mais dogmático, marcado por experiências de laboratório, as do grupo Dziga Vertov. Mas logo ele transportou a linguagem do cinema para a televisão e o vídeo. Suas produções até o final de 70 anos são muito importantes: Sur et sous la communication (1976) e France, tours détour deux enfants (1978).

 Salve-se quem puder (a vida) marca um novo início de carreira em 1980, com Jacques Dutrouc, Isabelle Huppert e Nathalie Baye, atores populares neste período. Ele nunca deixou de realizar novos experimentos com filmes de todos os formatos e gêneros, mesmo em comerciais como Le rapport Darty. Sua fecundidade artística é extraordinária e é semelhante à dos diretores norte-americanos do período clássico, como John Ford ou Raoul Walsh, que fizeram três ou quatro filmes por ano, até seus últimos suspiros.

JU – No livro, o senhor discorre sobre o autor realizador, baixo orçamento e a saída dos estúdios para redescoberta dos lugares. Hoje temos uma proliferação dos chamados “filmes domésticos” por conta das facilidades trazidas pelas novas mídias. Por acaso, vislumbra o surgimento de movimentos semelhantes à Nouvelle Vague?
Michel Marie – Há de fato a proliferação de novos filmes feitos com mídias muito modestas. Alguns são, sem dúvida, inovadores, mas o problema passou da produção à distribuição. Embora muitos filmes sejam vistos na internet ou You Tube, o que importa é olharmos para eles e falarmos sobre eles. Este modo de acesso atribui papel chave ao discurso crítico, à promoção oferecida por festivais e eventos culturais. Mas, obviamente, a concorrência é ainda mais difícil porque a oferta se multiplicou. Filmes que permanecem neste oceano da oferta são resultados de uma reflexão muito pessoal sobre imagens e sons. A genialidade de artista não pode ser ensinada. A Nouvelle Vague teve a sorte de reunir personalidades fortes que tinham um discurso e um universo pessoal na base da sua rica produção: Eric Rohmer e François Truffaut, Jacques Rivette e mais Jean-Luc Godard.
 
JU – Ainda há espaço para a Nouvelle Vague hoje em dia?
Michel Marie – Há sempre novos espaços criativos. Mas estes espaços devem ser abertos para um público potencial, muitas vezes, mais especializado e exigente. Há sempre novas tendências criativas, como na França, enriquecendo a ficção e documentários de cinema, com autores como Laurent Cantet (Entre os muros da escola), Kechiche Abdelatiff (Vênus negra) ou Bruno Dumont (Flandres).
 
JU – Enfim, qual é a herança que a Nouvelle Vague nos deixou?
Michel Marie – É um património certamente importante, internacional, que envolveu vários países como Itália, Polónia, República Checa, Brasil, Japão e, mais recentemente, Coréia e Hong Kong. Há um cinema anterior à Nouvelle Vague, o cinema clássico que continuou até final dos anos 50, seguido do cinema moderno, que com a Nouvelle Vague foi também uma etapa muito importante.

 

Pierre Perrault em retrospectiva

 

Michel Marie é um dos curadores e conferencista da Retrospectiva Pierre Perrault, cuja programação prevê a exibição de 11 filmes do cineasta quebequense, entre os dias 10 e 14 de setembro, na Casa do Lago da Unicamp. Perrault (1927-1999) é tido como um dos maiores representantes do cinema direto do Canadá. O evento será realizado pela Associação Balafon, em parceria com a Universidade Paris 3 Sorbonne Nouvelle, com o apoio do Office National du Film du Canada, do Programa de Pós-Graduação em Multimeios/Departamento de Cinema (Decine) e do Cepecidoc (Centro de Pesquisas de Cinema Documentário) da Unicamp.

 

Serviço

Título: A Nouvelle Vague e Godard
Autor: Michel Marie
Editora: Papirus
Páginas: 272
Preço: R$ 56