Conferência internacional no IE discute desafios e soluções pós-pandemia

Os desafios enfrentados pela era pós-pandemia quando se trata do crescimento sustentável e do combate à vulnerabilidade social na América Latina e na China são tema do 5º Encontro Anual do Consórcio Universitário Fudan-América Latina (Flauc, na sigla em inglês). O evento, organizado pela Diretoria Executiva de Relações Internacionais (Deri) e Instituto de Economia (IE) , começou na manhã desta quinta-feira (09), no IE, em uma cerimônia que contou com a presença do reitor Antonio José de Almeida Meirelles, da vice-presidente executiva da Fudan University, professora Xu Zheng, e do cônsul-geral adjunto da China em São Paulo, Tian Yuzhen.

A abertura foi marcada pela assinatura de um acordo de cooperação acadêmica internacional envolvendo as duas universidades. Esse acordo visa fomentar as relações institucionais por meio de projetos de pesquisa e intercâmbio de docentes, pesquisadores e estudantes. A parceria fortalece ainda mais as relações da Unicamp com o país asiático. “É particularmente gratificante termos uma renomada instituição, como a Fudan University, ao nosso lado na promoção de um evento que abordará dois dos maiores desafios enfrentados hoje por essas nações”, afirma o reitor.

##
A cerimônia de abertura do 5º Encontro Anual do Consórcio Universitário Fudan-América Latina contou com a presença do reitor Antonio Meirelles, da vice-presidente executiva da Fudan University, professora Xu Zheng, e do cônsul-geral adjunto da China em São Paulo, Tian Yuzhen

Fundado inicialmente como uma plataforma de comunicação e colaboração entre 15 universidades latino-americanas e a instituição de ensino superior chinesa, o Flauc ganha seu primeiro evento presencial agora, após quatro edições que, devido ao confinamento imposto pela propagação da covid-19, aconteceram de forma exclusivamente virtual. O encontro, previsto para durar dois dias, abordará as consequências e os efeitos da pandemia nos países integrantes da associação. “A pandemia ampliou nossa consciência sobre as incertezas que podem envolver nosso crescimento e as profundas mudanças por que passamos. Nesse sentido, as universidades de ponta desempenham um papel crucial para pensar as questões relacionadas ao desenvolvimento”, destaca Zheng. O evento conta com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Instituto Confúcio Unicamp.

A conferência, que se estende até o fim da tarde desta sexta-feira (10) e que ocorre no auditório Zeferino Vaz do IE, abordará cinco grandes temas: pobreza e insegurança alimentar; desenvolvimento sustentável; governança e ordem financeira e geopolítica; investimento e comércio; e sociedade e cultura. A programação, ressalta Meirelles, contempla a complexidade do papel das universidades nos dias de hoje. “A Unicamp é uma instituição fortemente comprometida com o desenvolvimento do conhecimento científico e tecnológico e também com a formação de estudantes capazes de encarar os desafios associados às mudanças climáticas e à transição energética. Mas também é necessário que essas atividades contribuam para a redução da vulnerabilidade social, a fim de que a maioria da população seja contemplada por esse desenvolvimento. Estou certo de que esta conferência nos permitirá fortalecer ainda mais nossas relações e nossas iniciativas de cooperação nesse sentido.”

A vice-presidente executiva da Fudan University, professora Xu Zheng e o reitor Antonio Meirelles: parceria fortalece ainda mais as relações da Unicamp com o país asiático

Entre os palestrantes do encontro, estão José Francisco Graziano, ex-diretor-geral da Agência das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO, na sigla em inglês, David Monyae, diretor do Centro de Estudos África-China e professor-associado de ciências políticas e relações internacionais da Universidade de Joanesburgo (África do Sul), Juan Pablo Laporte, professor da Universidade de Buenos Aires e pesquisador do Centro de Estudos Argentina-China, e a já citada vice-presidente da Fudan.

Para acessar a programação completa, clique aqui.

Imagem de capa
Acordo visa fomentar as relações institucionais por meio de projetos de pesquisa e intercâmbio de docentes, pesquisadores e estudantes

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”