Superintendente do HC pede à ministra Nísia Trindade aumento de teto SUS

A superintendente do Hospital das Clínicas (HC) da Unicamp, Elaine Ataide, entregou documento à ministra da Saúde, Nísia Trindade, na terça-feira (20), em que pede aumento no valor do teto financeiro de procedimentos de média e alta complexidade do SUS. De acordo com a superintendente, o HC acumula déficit de R$ 4,5 milhões por mês por conta da defasagem no valor, que é repassado pelo governo federal para cobrir despesas do Sistema Único de Saúde (SUS). Elaine diz que o HC tem registrado aumento na demanda e, por isso, precisa de uma contrapartida maior do governo.

“Hoje, o hospital recebe R$ 8 milhões por mês, só que esse valor está totalmente empenhado na folha de pagamento. Com isso, a gente não tem dinheiro para custeio”, explica Elaine Ataide.

De acordo com ela, os R$ 4,5 milhões de déficit são bancados hoje pela própria Unicamp e por recursos provenientes da Secretaria Estadual de Saúde. “Para equacionar esse problema, precisamos de um reajuste no valor do teto”, reforçou. No documento entregue à ministra, Elaine Ataíde diz ter demonstrado o aumento na demanda e como isso tem afetado o orçamento da universidade.

A ministra Nísia Trindade esteve na Unicamp para a assinatura de uma carta de intenções entre o Ministério da Saúde e as três universidades estaduais paulistas

Além do reajuste nos recursos, a superintendente do HC pediu dois aceleradores lineares, equipamentos usados para a realização de radioterapia. Um seria utilizado no HC, e o outro, no Hospital da Mulher – Caism. “A ministra foi muito receptiva e disse que, no que depender dela, irá ajudar”, afirmou Elaine Ataide.

A ministra esteve na Unicamp para a assinatura de uma carta de intenções entre o Ministério da Saúde e as três universidades estaduais paulistas — Unicamp, Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual Paulista (Unesp) —para o desenvolvimento de colaborações que vão desde a área da assistência até setores acadêmicos e de tecnologia.

O acordo foi assinado pela ministra, Nísia Trindade, pelos reitores Antonio José de Almeida Meirelles (Unicamp) e Pasqual Barretti (Unesp) e pela vice-reitora da USP, professora Maria Arminda do Nascimento Arruda.

Em documento entregue à ministra a superintendente  demonstrou como o aumento na demanda tem afetado o orçamento da universidade