Representantes de docentes tomam posse no Consu para mandato de 2 anos

Nova composição docente do Consu foi eleita em maio
Nova composição docente do Consu foi eleita em maio; mandato vai até 19 de junho de 2025

Quarenta e dois representantes docentes escolhidos nas eleições realizadas em 16 e 17 de maio tomaram posse na manhã desta segunda-feira (19) para um mandato de dois anos no Conselho Universitário (Consu) da Unicamp. No total, assumiram seus cargos 11 titulares e 10 suplentes da bancada geral, 9 titulares e 9 suplentes da bancada por nível de carreira e 2 titulares e um suplente representando os colégios técnicos. O mandato dos recém-empossados estende-se de 20 de junho de 2023 a 19 de junho de 2025.

Instância máxima de deliberação da Universidade, o Conselho  teve sua nova composição empossada em cerimônia conduzida pelo reitor Antonio José de Almeida Meirelles. Os novos membros já participam da próxima reunião do Consu, prevista para o dia de agosto.

Acesse a lista completa dos eleitos neste link.

“Um aspecto interessante dessa posse é que temos uma bancada bastante diversa. Parte dela é composta por professores que participaram de gestões passadas. Mas também há uma considerável renovação. E isso é algo muito positivo”, avaliou o reitor. “De alguma forma, permite-se assim juntar experiência com um sopro de renovação dentro do nosso Conselho Universitário”, acrescentou.

O reitor disse acreditar que, por meio de seus fóruns democráticos fortalecidos, a Universidade seguirá em sua caminhada, orientada por valores civilizatórios, humanistas e inclusivos. E pediu aos novos conselheiros para  lançar um olhar abrangente para a Unicamp, que leve em conta não apenas as perspectivas dos professores e pesquisadores, mas também as dos alunos e servidores.

“Queria muito contar com o apoio de vocês, mas não no sentido de apoio à gestão ou à administração, mas que possam se atentar para uma perspectiva mais geral da Universidade”, disse Meirelles. “A única possibilidade de a gente superar as dificuldades que existem hoje e que existirão à frente é, sempre, procurar construir pontes entre as diferentes perspectivas e os diferentes setores”, acrescentou.

“Temos de buscar o que nos une, que são os valores da democracia, os direitos humanos, o desenvolvimento de tecnologia que beneficie diretamente a sociedade e que promova a mais ampla inclusão”, finalizou o reitor.

A coordenadora-geral da Unicamp, Maria Luiza Moretti, agradeceu a disposição dos professores em participar do Conselho e a disponibilidade de cada um no trabalho que terão pela frente. “Vocês são parte importante da vida na Universidade. Vocês são a voz dos docentes”, resumiu Moretti. “Desejo que sejam dois anos de muito aprendizado”, afirmou ela.

O pró-reitor de Cultura e Extensão, Fernando Coelho, disse que instâncias como o Consu garantem a transparência da administração. Ele afirmou acreditar que o órgão vai trabalhar “para uma Universidade mais participativa”.

O pró-reitor de Pesquisa, João Romano, disse torcer para que os próximos dois anos sejam de colaboração, já que, segundo ele, a disposição de trabalhar para o bem da Universidade é o elo que une todos os novos integrantes do conselho.

O reitor Antonio Meirelles disse acreditar que, por meio de seus fóruns democráticos fortalecidos, a Universidade seguirá em sua caminhada, orientada por valores civilizatórios, humanistas e inclusivos