Estudante da Unicamp é vencedor do concurso de nova identidade visual da Udualc

Rafael Lindemute, estudante do curso de Regência do Instituto de Artes da Unicamp (IA), é o vencedor da competição latino-americana de nova identidade visual da União de Universidades da América Latina e do Caribe (Udualc). Em dezembro de 2022, foi com a adição da letra “C”, de Caribe, no acrónimo antigo da rede “Udual”, o concurso foi lançado, para incluir a região na identidade visual da rede.

Foram 101 propostas enviadas, com apenas 2 participantes brasileiros. O concurso era destinado a alunos, acadêmicos e ex-alunos de disciplinas ligadas à comunicação gráfica de qualquer instituição de Ensino Superior afiliada à Udualc, sendo permitidas participações individuais ou em grupo.

Essa foi a segunda arte visual criada por Rafael, que trabalhou dois meses no projeto. Ele conheceu o concurso e a rede por meio de um e-mail de divulgação. Sem experiência na área, quis participar para tentar algo diferente. “Não sou da área de criação, mas é uma área de que gosto. Desde adolescente, gostava muito dos escudos de times de futebol. Talvez, esse tenha sido meu primeiro contato com algo relacionado a logo, porque, afinal, é um tipo de logo que representa um time, que não deixa de ser arte.”, conta.

O estudante Rafael Lindemute: gosto por arte visual desde a adolescência

Tradição e modernismo

Partindo de um estilo pessoal com menos elementos no logo, foram feitos quatro rascunhos digitais até a versão final. Rafael considerou as diferentes culturas e a diversidade das regiões que integram a Udualc no processo de criação e conta que, de início, partiu de uma identidade visual mais parecida com a antiga e se afastou conforme novas ideias foram surgindo. “Fui caminhando para uma ideia mais minimalista. Acho legal criar o logo de algo que já existe, mas ter o que remete ao logo antigo. Então, foi mantido o desenho geográfico da América Latina, agora na letra ‘A’ de América. Quem conheceu o mapa anterior vai identificar esse elemento”, explica.

As letras “A”, “L” e “C” remetem a formas geométricas colocadas de maneira mais curvada e contornada, como Rafael explica, e lembram um triângulo, um retângulo e um círculo, respectivamente. Ao mesmo tempo que traz formatos diferentes do logo anterior — o que Rafael considera mais moderno, também nas cores —, a representação geométrica da América em cima da letra “A” é mais tradicional, misturando inovação com tradicionalismo.

Já as cores, amarelo, verde e azul, ainda que lembrem a bandeira do Brasil, foram escolhidas tendo por base o livro de Psicologia das Cores da Eva Heller em conjunto com os valores do órgão. “O azul tem o significado de excelência e seriedade, o amarelo representa força determinação, e o verde que significa harmonia e segurança. Então, podemos aproveitar o significado das cores no logo, que carrega isso de alguma forma”, conta.

Para enviar o material nos padrões e formatos exigidos pelo júri da Udualc, Rafael contou com a ajuda de um amigo, Eduardo Fonseca, na formatação da identidade visual. O estudante recebeu mil dólares de premiação e o logo será utilizado em todos os materiais de divulgação da Rede. Incentivado pela competição, ele afirma querer participar de outros concursos relacionados a identidade visual.

Diploma oferecido pela Udualc ao vencedor do concurso para identidade visual

Imagem de capa
Rafael Lindemute criou o novo logo do órgão latino-americano