Representantes de universidade equatoriana propõem parceria com a Unicamp

Durante o encontro foram
Durante o encontro foram discutidas as possibilidades de parcerias para a ida de docentes à instituição equatoriana e o ingresso de professores nos cursos de doutorado da Unicamp

Nesta quinta-feira (15), a Unicamp recebeu a visita de representantes da Universidade Estatal Península de Santa Elena (Upse), do Equador. O encontro teve o objetivo de discutir possibilidades de parcerias para a ida de docentes da Unicamp à instituição equatoriana e o ingresso de professores dela nos cursos de doutorado oferecidos aqui. Além da reunião, realizada na reitoria da Universidade, eles também participaram de visitas à Faculdade de Educação Física (FEF) e à Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (Fecfau).

Estiveram presentes no encontro Gisela Chica, vice-reitora acadêmica da Upse, Gina Parrales, coordenadora da vice-reitoria acadêmica da universidade equatoriana, e José Salabarria, professor da Upse e doutorando em Engenharia de Petróleo na Unicamp. O reitor da instituição, Néstor Lozano, participou da reunião de forma virtual. Eles foram recebidos pelo reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, pela pró-reitora de Pós-Graduação, Rachel Meneguello, por Osvandir Taranto, diretor-executivo de Relações Internacionais, e por Mariana Pereira, assistente para cooperação internacional da Diretoria Executiva de Relações Internacionais (Deri).

A Upse é uma universidade pública do Equador com sede na cidade de La Libertad. Fundada em 1998, atende a cerca de 13 mil alunos em 29 cursos de graduação e 27 programas de mestrado, distribuídos em sete faculdades. Segundo os dirigentes da instituição, a Upse tem um grande destaque na formação de mestres, mas eles buscam formar também doutores para qualificar seu quadro docente. “Precisamos de novos docentes e, por isso, a vinda de nossos estudantes para universidades do Brasil, da Colômbia e de outros países próximos, causa muita repercussão em nossa instituição”, explicou Chica.

O reitor Antonio Meirelles e a vice-reitora
O reitor Antonio José de Almeida Meirelles e a vice-reitora acadêmica da Upse, Gisela Chica; o reitor da instituição equatoriana, Néstor Lozano, participou da reunião de forma virtual

Os equatorianos apresentaram aos dirigentes da Unicamp programas de visita docente, com duração de cerca de três a quatro semanas, para que professores da Universidade ministrem módulos dos cursos de mestrado oferecidos pela Upse, de forma a reforçar o ensino oferecido no Equador. Da mesma maneira, buscam oportunidades de ampliar a formação de seus professores, boa parte ainda mestres, por meio do ingresso deles em cursos de doutorado na Unicamp, com interesse maior nas áreas de agricultura, petróleo, engenharia civil e educação física. “O conhecimento é universal e nossa universidade cuida para que nossos docentes não percam esse horizonte”, afirmou Lozano.

A pró-reitora de Pós-Graduação da Unicamp demonstrou interesse em estabelecer parcerias para esses programas e destacou a importância de as instituições conhecerem suas diferentes modalidades de fomento à pesquisa e de bolsas de pós-graduação. “Somos uma universidade que abraça todas as áreas do conhecimento. É nossa intenção ampliarmos nossa internacionalização e contribuir para que isso também ocorra com vocês”, comentou Meneguello.

Meirelles reforçou a importância da visita da delegação para o estreitamento de laços entre as duas instituições e os dois países. Ele ressaltou a oportunidade para que a Upse integre o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), o que pode ampliar as possibilidades de lançamento de programas e editais. “É um prazer tê-los aqui na Unicamp, de forma presencial e virtual, para estreitar nossos laços e iniciativas de cooperação”, pontuou o reitor da Unicamp.