Unicamp lança guia para acesso a 70 mil e-books sobre os 17 objetivos de sustentabilidade da ONU

##
O acesso ao conteúdo completo dos e-books só poderá ser realizado a partir de computadores, tablets e celulares conectados à rede da Unicamp

O Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU) acaba de lançar um guia que vai permitir a professores, pesquisadores e estudantes o acesso rápido a e-books que tratam de temas relacionados aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Noções Unidas).

O guia traz uma compilação de todo o material que trata do assunto, material esse que passa a ser disponibilizado pela Universidade por meio dos principais editores do mundo – como Cambridge, Oxford. J Stor, Springer, entre outros.  Hoje, a Universidade conta com aproximadamente 70 mil e-books sobre o tema, todos disponibilizados à comunidade universitária por meio do SBU.

O acesso ao conteúdo completo dos e-books, no entanto, só poderá ser realizado a partir de computadores, tablets e celulares conectados à rede da Unicamp. No caso de acesso remoto, é necessário conectar-se ao VPN Unicamp.

Organizado pelo Centro de Recursos de Aprendizagem (CRA), o  material está hospedado na Biblioteca Digital da Unicamp (BDU) e pode ser baixado, utilizado e replicado a partir de um link.

Acesse a Biblioteca Digital

A coordenadora do CRA, Michele Lebre de Marco, explica que a metodologia utilizada para a organização dos conteúdos implicou a realização de pesquisas com palavras-chave, pré-definidas para cada um dos 17 ODS. O modelo foi repetido para cada coleção de e-books, de acordo com o editor fornecedor do conteúdo.

Segundo ela, o tema dos ODS foi escolhido pelo CRA pelo fato de a sustentabilidade ter se consolidado como um dos temas de maior destaque dentro da Universidade. “Essa ideia do guia nos pareceu uma forma eficiente de contribuir para o empenho da Universidade em fortalecer a agenda 2030”, disse. “Esse é um assunto de extrema importância para a Universidade”, argumentou.

A coordenadora do Centro de Recursos de Aprendizagem, Michele Lebre de Marco: pesquisas com palavra-chave

Segundo dados do anuário editado no final de 2022, as pesquisas da Unicamp vinculadas aos 17 ODS da ONU geraram impacto acima da média mundial na maioria dos seus eixos.

O principal destaque da Unicamp entre os ODS é o que trata da saúde e do bem-estar (Objetivo 3). Numa indicação do tamanho da resposta à crise sanitária gerada pela pandemia de covid-19, a Unicamp bateu a marca de 4.620 publicações sobre aquele tema, com impacto acadêmico 37% acima da média mundial.

Na área de energia limpa e acessível (Objetivo 7), foram 1.536 publicações, com impacto 16% superior à média mundial. Já no item que trata da indústria, inovação e infraestrutura (Objetivo 9), foram 876 publicações – 28% acima da média global.

Em outros oito objetivos, a pesquisa na Unicamp ficou acima da média mundial.

Veja aqui quais são os 17 ODS.

A coordenadora lembrou ainda que há muitos grupos de pesquisa na Unicamp tratando dos ODS e que o guia pode ser uma ferramenta extremamente útil, já que vai facilitar o acesso a inúmeras fontes de pesquisa de forma mais ágil. “O guia reforça o papel de apoio que o sistema de bibliotecas desempenha na Universidade”, resume.

O SBU faz um alerta: caso seja identificada alguma dificuldade de acesso a algum conteúdo, o usuário deve reportar o problema utilizando o e-mail sbucra@unicamp.br.

##
O guia dos ODS pode ser o primeiro de uma série de outros a serem eventualmente criados pelo SBU

Outros guias

Michele Lebre de Marco diz que o guia dos ODS pode ser o primeiro de uma série de outros a serem eventualmente criados. “Esse guia abre um leque enorme de possibilidades. Poderemos definir os assuntos ou os temas e criar outros guias específicos”, lembra.

A coordenadora disse também que o SBU possui uma vasta coleção de fontes de informação em seu acervo digital. São 322.285 e-books de aquisição perpétua, 453.279 e-books disponíveis em coleções por assinaturas, 66 bases de dados de pesquisa e 2.838 periódicos científicos.

O guia vai permitir a professores, pesquisadores e estudantes o acesso rápido a e-books que tratam dos 17 ODS