Sete Manhãs: documentário do grupo criativo 'O que te assombra?'

Olhar menos para a doença e mais para a pessoa que tem a doença. Com essa tônica, o grupo criativo O que te assombra? (OQTA?), com o apoio da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, lançou o filme Sete Manhãs. A obra aborda a importância do ensino sobre cuidados paliativos na grade curricular do curso de Medicina visando à formação dos futuros profissionais médicos.

A estreia do filme ocorreu no dia 19 de abril, de forma simultânea, nas redes sociais da OQTA e da FCM, durante o evento de lançamento do livro Cuidados Paliativos: da Clínica à Bioética, editado pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) e que conta com a participação de mais de 60 autores.

Saiba mais sobre o lançamento do livro.

Assista ao documentário:

Dirigido e editado por Thiago Souza e Júlia Zampieri, a obra resulta da imersão realizada, ao longo de sete dias, no ano de 2018, em diversos cenários da prática médica, durante um estágio de estudantes de Medicina da FCM realizado em parceria com o Serviço de Assistência Domiciliar (SAD) da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas.

Na ocasião, foram realizadas visitas a domicílios de pacientes e foram realizados atendimentos no Pronto Socorro e Enfermaria Geral de Adultos do Hospital de Clínicas (HC) e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Mulher “Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti” (Caism).

O vídeo conta com depoimentos do sanitarista Flávio César de Sá (falecido em 2022), do geriatra José Carlos Junqueira, da neonatologista Jussara de Lima e Souza, da psicóloga Daniele Pompei Sacardo, da intensivista Cristina Bueno Terzi e dos à época estudantes de Medicina Letícia Godoy da Costa e Klaus Sebastian Weiss Santos.

Cenas do documentário que procura
Cenas do documentário que busca olhar menos para a doença e mais para a pessoa portadora da enfermidade

No contexto das comemorações dos 60 anos da FCM, o diretor da unidade, Cláudio Saddy Rodrigues Coy, explica que o curso de Medicina da Unicamp realizou inovações em sua grade curricular, dentre as quais o ensino horizontal da Ética Médica e dos Cuidados Paliativos durante todo o curso. “Esse é um diferencial do nosso curso. Devemos caracterizar o paciente como uma pessoa que está fragilizada, precisando de uma atenção especial, um cuidado e um carinho”, disse.

Matéria originalmente publicada no site da FCM.

Ficha Técnica:

Argumento, roteiro e direção
Thiago de Souza

Direção de edição e finalização
Júlia Zampierri

Revisão de roteiro e assessoria de produção
Silo Sotil

Design e artes gráficas
Matheus Hass

Revisão de roteiro
Cynthia Araújo

Captação de áudio e vídeo