Unicamp e Universidade de Cardiff discutem ampliação de parcerias

Uma delegação da Universidade de Cardiff (País de Gales no Reino Unido) esteve na Unicamp entre 17 e 19 de abril para conhecer melhor a Universidade e discutir parcerias. Os representantes de Cardiff visitaram os três campi e reuniram-se com a Administração Central da Universidade para avaliar áreas e programas em que podem aprofundar a cooperação. Para representantes de ambas as instituições, sustentabilidade, transição energética e justiça social são temas de comum interesse que podem render novas parcerias.

Durante os três dias de visita, a delegação de Cardiff, composta por Rudolf Allemann, pró-reitor de Recrutamento Estudantil e Internacional e diretor da Faculdade de Ciências Físicas e Engenharias, Henrietta Standley, diretora de Internacionalização da Faculdade de Ciências Biomédicas e da Vida, Meysan Qardan, professor de Redes e Sistemas de Energia e Sophie Lewis, gestora de Parcerias Internacionais, participaram de reuniões em faculdades e institutos em Limeira, Piracicaba e Campinas, municípios onde a Unicamp mantém seus campi.

##
Delegação britânica foi recebida pelo reitor Antonio Meirelles; visita ocorreu entre os dias 17 e 19 de abril

A delegação visitou também a Agência de Inovação da Unicamp (Inova) e o Parque Tecnológico e se reuniu com a Administração Central na Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI). Na ocasião, o reitor da Unicamp, professor Antonio José Meirelles, destacou áreas de pesquisa em que podem ser estreitadas as colaborações, dentre elas saúde e energia renovável. Apresentou o projeto do HIDS também como um desafio, em que a Universidade espera ainda poder contar com mais parceiros.

“Formulamos uma ideia de transformar essa parte da Universidade em uma área de inovação, e essa ideia se espalhou por outras 14 instituições, incluindo a prefeitura. A ideia é transformar essa área, que tem 11 milhões e meio de hectares, em um distrito inteligente. [...] É um dos maiores desafios do momento e gostaríamos de tê-los como parceiros de alguma forma”, disse.

Relatando as dificuldades enfrentadas durante a pandemia de covid-19, o reitor destacou que é um propósito da Universidade gerar inovação na área de saúde, conectando áreas no intuito de criar bens e serviços para a população, como novos equipamentos e fármacos.

O professor Rudolf Allemann mencionou áreas de interesse em comum entre Cardiff e Unicamp, destacando as questões de transição energética, sustentabilidade e justiça social. Também afirmou que a universidade tem se preocupado cada vez mais com o impacto social dos projetos quando analisam a concessão de bolsas de mobilidade, necessidade compartilhada pelo reitor da Unicamp.

“Como uma universidade internacional, é importante que estejamos conectados com diversas áreas-chave no mundo e com diferentes parceiros. A parceria com a Unicamp foi a primeira que realizamos nas Américas. Nos identificamos em transição energética, sustentabilidade, diversidade e em saúde e justiça social. A Unicamp é uma universidade muito forte. Quando falamos das universidades na América Latina, a Unicamp está no top 3, e estamos muito satisfeitos de trabalhar com ela. Esperamos partir de onde estamos, que já é um patamar bastante qualidade, para ter ainda mais qualidade e quantidade de parcerias”, avalia Allemann.

Participaram também da reunião o professor Rafael Dias, representando o diretor executivo da Deri, Osvaldir Taranto, e o pró-reitor de Pesquisa, professor João Romano.

Dentre as atividades de pesquisa na Unicamp e os desafios da internacionalização, Romano indicou a recente criação do Grant Office (GO), um Escritório de Apoio ao Pesquisador, na PRP. Em fase inicial de operação, o GO pretende dar apoio em oportunidades, elaboração, submissão, execução, conclusão e divulgação de resultados de pesquisas. A equipe de Cardiff afirmou que tem experiência com esse tipo de escritório e se disponibilizou a contribuir com a consolidação do GO na Unicamp, compartilhando seus conhecimentos.

Parceria entre Cardiff e Unicamp

A Unicamp e a Universidade de Cardiff formalizaram o primeiro acordo em 2015. Em 2018, 2019 e 2020 foram realizados workshops entre as instituições, envolvendo temas como meio ambiente e desenvolvimento e pobreza multidimensional. Em 2020, houve a publicação de um livro em conjunto: “Migrações Internacionais e a pandemia de covid-19”. Em 2022, foi formalizado um acordo para intercâmbio entre estudantes de graduação e, desde 2019, Unicamp e Cardiff lançam anualmente um edital para projetos de pesquisa em conjunto.

Nos últimos dez anos, houve a formalização de 14 projetos de pesquisa e 71 membros da comunidade acadêmica foram à Cardiff em programas de mobilidade. Para Dias, assessor da Deri, a colaboração entre Unicamp e Cardiff pode envolver também a ampliação de atividades como workshops e seminários.

A Unicamp e a Universidade de Cardiff formalizaram o primeiro acordo em 2015