ENESIN22 encerra programação do ano com assembleia

O Instituto de Estudos Avançados (IdEA), em parceria com a Secretaria Executiva de Comunicação (SEC) da Unicamp, realiza no dia 22 de dezembro, às 13h, a quarta e última assembleia do ano do Encontro Estudantil Interdisciplinar 2022 (ENESIN22). A reunião é uma oportunidade para que os alunos, professores e demais profissionais envolvidos na iniciativa possam trocar ideias, conhecer novas propostas e convidar pessoas com interesses em comum para integrar as equipes.

A perspectiva de retomada das atividades presenciais em 2022 deve ampliar o engajamento dos estudantes na iniciativa, que busca soluções inovadoras para problemas contemporâneos por meio da formação de grupos que incluam membros de cursos diversos. Iniciado em setembro de 2021, o ENESIN22 será concluído com uma cerimônia em setembro de 2022, com entrega de premiação, diplomas e apresentação de pôsteres.

Entre os temas abordados nos projetos já inscritos, estão o tratamento do lixo em Campinas, a memória de habitantes de áreas ocupadas na periferia e o auxílio a alunos de matemática em escolas públicas
Entre os temas abordados nos projetos já inscritos, estão o tratamento do lixo em Campinas, a memória de habitantes de áreas ocupadas na periferia e o auxílio a alunos de matemática em escolas públicas

Fazendo um balanço dessa etapa inaugural, a organização do ENESIN22 considera que as assembleias tiveram a função primordial de levar para os organizadores e para a comunidade universitária as primeiras impressões, expectativas e perspectivas do evento. “Chegou a hora de colocar a mão na massa. Nas próximas assembleias, estimularemos o diálogo entre todos os inscritos no ENESIN22, encarando as dificuldades concretas encontradas e procurando soluções a nosso alcance”, afirmou o professor José Mario Martinez, presidente do Conselho Científico e Cultural do IdEA e um dos idealizadores do Encontro.

Atualmente há cerca de 50 alunos inscritos, mas a expectativa é de que o número seja ampliado com as assembleias presenciais e os encontros informais entre estudantes e organizadores, já que as inscrições estão abertas por tempo indeterminado.

A professora Isabella Tardin, coordenadora adjunta do IdEA, ressalta que o projeto teve início em plena pandemia, mas, apesar de todas as dificuldades, houve uma significativa e variada adesão dos estudantes. “Fiquei contente com o comparecimento de alunos de diversos institutos e áreas de pesquisa da Unicamp, e também com seu entusiasmo, seu interesse em pensar de modo multidisciplinar a solução de problemas sociais concretos”, declarou. Tardin, que é docente do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), lembrou alguns dos temas abordados nos projetos já inscritos, como o tratamento do lixo em Campinas, a memória de habitantes de áreas ocupadas na periferia e o auxílio a alunos de matemática em escolas públicas.

Apesar de uma pequena redução na presença de alunos na última assembleia, em 22 de novembro, que Tardin atribui à aproximação do final de semestre letivo, ela prevê um aumento da participação em 2022, com as reuniões entre a coordenação do ENESIN, docentes e estudantes, de forma personalizada, em institutos, faculdades e nos centros acadêmicos.

“Creio que ajudará muito divulgarmos, em cada unidade, junto aos colegas docentes e também aos alunos, o que é o ENESIN e qual seu potencial”, avalia a professora do IEL. Segundo ela, uma das possibilidades é viabilizar recursos para a integração dos participantes nos diversos grupos. “De todo modo, o resultado dos primeiros projetos dos alunos certamente vai contribuir para um maior engajamento na Unicamp.”

A perspectiva de retomada das atividades presenciais em 2022 deve ampliar o engajamento dos estudantes na iniciativa, que busca soluções inovadoras para problemas contemporâneos
A perspectiva de retomada das atividades presenciais em 2022 deve ampliar o engajamento dos estudantes na iniciativa, que busca soluções inovadoras para problemas contemporâneos

José Mário Martinez mantém aberto o canal de comunicação com a coordenação, por meio do endereço eletrônico enesin@unicamp.br, caso os grupos precisem de recursos ou sugestões sobre onde obter verbas para seus projetos. “O ENESIN22 é um ambiente de aprendizagem tanto para estudantes como para as entidades organizadoras. Não existem caminhos infalíveis, ou, como dizia o poeta: ‘O caminho se faz ao caminhar. ”

Vivian Xavier Silva, aluna do segundo ano do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (PROFIS) da Unicamp, inscreveu no ENESIN22 um projeto sobre recuperação de rios e córregos urbanos. Após pesquisar sobre a poluição de cursos d’água nas áreas urbanas, a proposta é buscar saídas para sua recuperação e saneamento, incluindo o plantio de árvores, a criação de hortas comunitárias e a divulgação de práticas de cuidado com o meio ambiente. Ela entende que a viabilização do projeto dependerá necessariamente do contato direto com a comunidade, agregando potenciais interessados, além de buscar o engajamento de autoridades municipais.

“Considero o ENESIN uma ótima iniciativa, uma oportunidade para aprender, conhecer outras pessoas e outras possibilidades para melhorar o mundo. As assembleias são incríveis, ajudam muito no desenvolvimento do projeto, na habilidade de interagir com o novo. A presença de professores, que apresentam seus projetos, também é muito interessante”, elogiou a aluna. Segundo a estudante do PROFIS, os encontros mensais estão sendo úteis para acompanhar o desenvolvimento dos demais grupos, trocar ideias e estruturar o que vem sendo planejado.

Mais detalhes sobre o Encontro Estudantil Interdisciplinar 2022 encontram-se no site do evento. Ali estão disponíveis os vídeos das assembleias já realizadas, o fórum de debates e o formulário de inscrições. Para participar da assembleia virtual do dia 22 de dezembro, basta se inscrever no endereço eletrônico. O evento também será transmitido pela página da TV Unicamp no YouTube.

Serviço:

4ª assembleia mensal do ENESIN22

Data: 22 de dezembro

Horário: 13h

Acesso à sala do Zoom

Acesso à transmissão no YouTube

Leia mais:

Encontro Estudantil Interdisciplinar buscará soluções para temas contemporâneos

Químico Luiz Carlos Dias discutirá papel da pesquisa interdisciplinar no ENESIN22

Geólogo Jefferson Picanço, do IG, fala aos alunos do ENESIN22 sobre interdisciplinaridade

Imagem de capa

Organização prevê crescimento da adesão com a retomada das atividades presenciais em 2022
Organização prevê crescimento da adesão com a retomada das atividades presenciais em 2022