Física para curiosos: você sabe o que são propriedades emergentes?

Edição de imagem
Eduardo Miranda durante a palestra
O professor Eduardo Miranda, convidado do Física para Curiosos

Quando um bando de pássaros faz coreografias no céu o que vemos ali é algo que só acontece com o encontro de todos eles, algo que só “emerge”, ou aparece, quando todos os pássaros estão juntos naquele voo. Isso tem um nome: a coreografia no céu é uma propriedade emergente do bando de pássaros. Mas as propriedades emergentes não ocorrem só neste caso, ou na biologia, mas em várias outras áreas do conhecimento. A própria vida é um fenômeno de emergência. O tema foi abordado na palestra “Propriedades emergentes: o todo é muito mais do que as suas partes”, do professor Eduardo Miranda, do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Ele foi o convidado do programa Física para Curiosos na última sexta-feira (6).

“Se um conjunto muito grande de partes pequenas interagem entre si de uma determinada maneira, o comportamento do todo é muitas vezes surpreendente, inusitado”, explicou o docente para uma plateia atenta, no auditório do IFGW. Além dos pássaros, podemos perceber as propriedades emergentes em uma mesa de bilhar, o que equivaleria ao comportamento de determinados gases, como disse Miranda. A quantidade de partículas interagindo pode determinar suas características.

Na física, dois exemplos são relacionados à mecânica quântica: a supercondutividade e a superfluidez. A supercondutividade é a propriedade de alguns metais em conduzir eletricidade sem resistência elétrica e a superfluidez, como explicou o docente, ocorre quando o composto hélio, o mesmo usado para encher balões, é resfriado e se transforma em um liquido capaz de atravessar um tubo sem nenhum tipo de atrito. Miranda destacou aplicações dessas propriedades. A supercondutividade, por exemplo, poderia resolver o problema energético de perda, que ocorre em grande proporção nas transmissões elétricas.

O programa Física para Curiosos oferece uma palestra por mês para o público em geral, sempre tratando os temas de uma maneira mais acessível.  A entrada é gratuita e os encontros são realizados no Auditório do IFGW. Confira a programação no site.

auditório do IFGW, foto mostra plateia de costas e na frente o professor
Auditório do IFGW na palestra sobre propriedades emergentes

 

Imagem de capa
Professor dá palestra falando em frente a um telão

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa