Bienal Sesc de Dança: ‘Sobre Kazuo Ohno’ no CIS-Guanabara

Bienal Sesc de Dança

Sobre Kazuo Ohno é o espetáculo do dançarino japonês Takao Kawaguchi, programado também para domingo, dia 17, às 21 horas, na Gare do CIS-Guanabara. Sem nunca ter visto Kazuo Ohno no palco (Ohno faleceu em 2010) e nem mesmo aprendido Butô, Kawaguchi se transmuta no mestre, buscando copiar de forma precisa a dança de Ohno a partir de registros em VHS de seus clássicos. No espetáculo, ele questiona conceitos como autenticidade, memória e originalidade da cópia.

O espetáculo é também uma negação da essência do Butô, cujo princípio fundamental era de que a arte deveria resultar de um processo de criação pessoal, intrínseco ao artista, e Kawaguchi se confronta com o dançarino a partir do exterior, se projetando em suas formas, seus gestos e caretas, sem nunca ter acesso a seu mundo interior. O espetáculo tem 110 minutos de duração e os ingressos custam R$ 30,00 (inteira); R$ 15,00 (estudante com carteirinha e aposentados) e R$ 9,00 (credencial do Sesc). O espetáculo é proibido para menores de 16 anos. O CIS-Guanabara está localizado na Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo, Campinas, com estacionamento gratuito.

Veja a programação nos diferentes espaços da Universidade.

Saiba mais sobre a Bienal Sesc de Dança 2017 na matéria do Jornal da Unicamp.