Impacto das imagens digitais é tema de livro

O livro Ativismo digital e imagem: estratégias de engajamento e mobilização em rede, originado em tese de doutorado defendida no programa de Artes Visuais, do Instituto de Artes da Unicamp (IA), será lançado no dia 8 de março, às 18h30, na Livraria da Vila, do Galleria Shopping. Seu autor, Tarcisio Torres Silva, é atualmente professor da PUC-Campinas.

A obra trata das imagens e afirma que elas têm papel essencial na construção de estratégias de engajamento e mobilização no contemporâneo, pois é por meio delas que as causas conseguem projetar-se local e globalmente pelas redes de comunicação digital. Fotografias e vídeos podem ter características estéticas particulares que fundem elementos de impacto sensorial, tais como o uso da violência, o senso de imediatismo e a utilização do corpo, com aspectos ligados à circulação nas mídias e à mobilidade dos aparelhos de gravação, reprodução e divulgação.

A intensidade com que algumas dessas imagens foram repercutidas nos coloca questões como: que aspectos estético políticos carregam as imagens produzidas em manifestações contemporâneas? Que impacto elas têm sobre a audiência imersa em ambientes midiáticos híbridos e móveis? O que há de particular na experiência política proporcionada por essas imagens? Estas e outras questões são abordadas no decorrer deste livro, que faz uso de exemplos de ações ativistas com grande repercussão afim de contribuir para a reflexão do papel da imagem nas práticas políticas contemporâneas.

Leia Rastilho de pólvora, matéria do Jornal da Unicamp sobre a pesquisa de Tarciso e acompanhe as discussões pelo evento no Facebook.

O livro, lançado pela Paco Editorial, tem apoio da Fapesp e da Capes.

convite do lançamento do livro Ativismo digital e imagem

twitter_icofacebook_ico