Dossiê sobre Direitos Humanos reúne artigos, áudios e vídeos 

Da redação

Cartazes Direitos HumanosNo ano das comemorações do septuagésimo aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos – e em que o país e o mundo registraram retrocessos em conquistas fundamentais –, a Unicamp, por meio do Observatório de Direitos Humanos, promoveu uma série de iniciativas envolvendo as comunidades interna e externa.

Segundo a coordenadora do Observatório, a professora e historiadora Néri de Barros Almeida, o trabalho consiste, por um lado, em um processo de conscientização de que o combate às desigualdades depende do reconhecimento de todos como sujeitos de direitos e, por outro, em mudanças práticas que permitam a efetividade dos direitos de todos nos diversos segmentos das atividades universitárias – ensino, pesquisa, extensão, gestão e convívio. 

Na opinião da docente, o encontro entre essa proposta e a missão da universidade se torna evidente nas pesquisas que fundamentam o plano de ação e no apoio à missão de transformação social da universidade. “Trata-se de uma proposta que já se encontra incorporada à vida de importantes instituições de ensino superior de diferentes partes do mundo. Essas universidades reconhecem que o respeito aos direitos individuais fortalece sua busca pela inventividade, diversificação, originalidade e criação no campo do pensamento e da investigação científica”, assinalou a docente. 

Néri revelou que, se em 2018 o Observatório levou às unidades uma proposta de trabalho geral, no próximo ano o diálogo com a comunidade se dará por meio de propostas específicas. “É importante notar que, embora os Direitos Humanos estejam mais abertamente vinculados ao que consideraríamos uma pauta de pesquisa pertinente às humanidades, o risco às espécies planetárias, decorrente das mudanças climáticas, levou à atual compreensão da sustentabilidade como um direito humano. Isso significa que as pesquisas sustentáveis e sobre sustentabilidade realizadas na Unicamp também estão alinhadas à defesa dos Direitos Humanos e, dessa forma, serão valorizadas pelo trabalho do Observatório”. Nesse contexto, a coordenadora enfatizou que a divulgação das pesquisas é um dos objetivos do site que está sendo elaborado para abrigar o conteúdo do Observatório.  

“Está em nosso horizonte, também, a criação de uma Clínica Interdisciplinar de Direitos Humanos, que realizará pesquisas com duração de dois anos em torno de eixos específicos definidos a partir de problemas atuais ligados a demandas sociais concretas”, revelou a docente.   

O Jornal da Unicamp preparou um dossiê com um apanhado das atividades do Observatório, num recorte cronológico que abrange desde a adesão da Universidade ao Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos, em outubro de 2017, até este mês dezembro. O Observatório de Direitos Humanos resultou de proposta apresentada pelo Comitê Gestor do Pacto na Unicamp constituído por representantes das três categorias.

O leitor terá acesso a um material cujo temário contempla tópicos relacionados aos Direitos Humanos. O conteúdo pode ser acessado, abaixo, por meio de vídeos, áudios, artigos e reportagens.  “Este dossiê dá conta de parte do trabalho de comunicação que o Observatório realizou durante o ano de 2018. Nele há, por exemplo, no caso da coluna Unicamp Direitos Humanos, publicada no Jornal da Unicamp, a divulgação de resultados de pesquisas realizadas na Universidade”, afirmou Néri. 

Na opinião da coordenadora, os artigos são importantes porque mostram a relevância social das pesquisas no campo dos Direitos Humanos. “Escritos em linguagem objetiva e acessível, eles também oferecem subsídios para aqueles que querem entrar em uma discussão mais qualificada a respeito dos Direitos Humanos”.

 

Direitos Humanos

Dossiê ODH

Artigos

twitter_icofacebook_ico

Vídeos | Diálogos Direitos Humanos

Justiça Restaurativa

Marcelo Salmazo

 

Processos Circulares e Justiça Restaurativa

Andrea Svicero

 

Proteção internacional da pessoa humana

Guilherme Assis de Almeida

 

Ouvir como prática de direitos humanos

Janaína Gomes

 

Pesquisa e Maternidade

Renata Alvares Gaspar

 

Direitos e Indígenas

Pedro Peruzzo

Direitos Humanos e Oportunidade de Emprego

Alexandre Andrade Sampaio

Sistema de Aviso Prévio nos Direitos Humanos

Alexandre Andrade Sampaio

Filosofia e Direito à Moradia

Thiago Oliveria

Direito e Educação

Guilherme Perez Cabral

Áudios

Salam Nuri – ACNUR e Facebook lançam bot em parceria com a Unicamp

 

Debate – Observatório de Direitos Humanos da Unicamp