| Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 351 - 12 a 18 de março de 2007
Leia nesta edição
Capa
Décio Pignatari
Menção honrosa
Cartas
Mitocôndria
Fibra óptica
Codificação de imagens
Ciência e condição feminina
Síndrome perisylviana
Cultivo da Cana
Adubo
Bebês
Conforto luminoso
Chico Saraiva
Painel da semana
Teses
Unicamp na mídia
Livro da semana
Portal Unicamp
Saúde do cérebro
Materiais porosos
Chico Buarque
 

2

Poeta organizará seminários e oficinas
de semiótica nos próximos cinco meses na Universidade

Pignatari traz sua
poesia ao Artista-Residente

O poeta concretista Décio Pignatari: "A academia é o único lugar onde se pode ter diálogo intelectual" (Foto: Antonio Scarpinetti)Expoente do movimento concretista brasileiro, ao lado dos irmãos Haroldo e Augusto de Campos, o poeta Décio Pignatari é o primeiro artista-residente da Unicamp na área de literatura, nesta nova versão do programa. Pignatari foi recebido no último dia 5 pelo reitor José Tadeu Jorge e firmou o contrato para sua permanência na Universidade pelos próximos cinco meses.

Conferência e oficinas
já estão definidas

O anúncio de sua presença na Unicamp estimulou solicitações de conferências por parte de várias unidades de ensino, inclusive para a realização de aula magna no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), onde estabelecerá sua base. Mas o foco da residência, segundo o artista, está na realização de seminários e oficinas de semiótica, privilegiando temas como linguagem verbal e não-verbal, visão semiótica da prosa e tradução literária. Uma das atividades adiantadas por ele é a leitura de obras visuais e fenômenos da arquitetura.

De acordo com o diretor da Editora da Unicamp e professor do IEL, Paulo Franchetti, responsável pela indicação do nome de Pignatari ao programa, três atividades já estão definidas: uma “oficina de tradução literária” e as conferências “A literatura como pensamento” e “Semiótica do ícone”. Além disso, segundo Franchetti, o artista usará parte de seu tempo para organizar e dar formato de livro a sua correspondência com os irmãos Campos entre os anos de 1954 e 1956, época de gestação e fixação das bases teóricas do movimento concretista. O livro deverá ser publicado pela Editora da Unicamp.

Na opinião de Pignatari, o programa instituído pela Unicamp é de grande importância para as artes e sobretudo para a poesia. “A poesia é a única arte com raiz não-mercadológica. O poeta vive subsidiariamente como publicitário ou jornalista”, enfatiza. Professor na Universidade Tuiuti do Paraná, ele assegura ter descoberto na academia o paraíso possível. “É o único lugar onde se pode ter diálogo intelectual”, acrescenta.

A área de literatura é a segunda do Programa Artista-Residente, retomado em 2006 com a presença do coreógrafo Luiz Fernando Bongiovanni na categoria dança. No próximo semestre, segundo o assessor especial da Reitoria, Eduardo Guimarães, o programa privilegiará a área de artes cênicas.

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2007 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP