| Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Enquete | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 214 - 26 de maio a 1 de junho de 2003
.. Leia nessa edição
::Capa
::Comentário
::Unicamp conectada
::Fapesp
::Cátedras da Unicamp
::Avaliação de medicamentos
::CT&I

::Pesquisas na agricultura

::Tabus na gravidez
::Adoçantes naturais
::Franchetti
::Publicação de 1,5 mil verbetes
::Unicamp na imprensa
::Painel da semana
::Oportunidades
::Teses da semana
::Produção de tomates
::Pantanal
 

10

Unicamp na imprensa


PANORAMA BRASIL
20 de maio - A Petrobrás e o Centro de Estudos do Petróleo (Cepetro) da Unicamp estão iniciando um projeto inovador, que consiste em retirar "óleos pesados" dos reservatórios com profundidade superior a dois mil metros. "A parceria estabelecida entre a Petrobrás e a Unicamp é um exemplo de projeto estratégico que queremos desenvolver com o lançamento da Agência de Inovação", disse o reitor Carlos Henrique de Brito Cruz.

O GLOBO
21 de maio - Não fosse a presença de um petista, os quase cinco meses da política econômica do ministro Antonio Palocci teriam sido abençoados por unanimidade na abertura do XV Fórum Nacional. Mas bateu de frente com a posição de Ricardo Carneiro, diretor do Centro de Estudos de Conjuntura da Unicamp. Até um ano atrás, Carneiro era um dos mais influentes formuladores econômicos do PT. Saiu da campanha presidencial antes de o então candidato Lula divulgar a "Carta ao povo brasileiro", documento no qual se comprometia com austeridade fiscal, metas de inflação e câmbio flutuante.

O ESTADO DE S. PAULO

21 de maio - Não se trata de ficção, mas de cientistas preocupados com a saúde humana e o meio ambiente. Eles acreditam ser possível substituir as tradicionais embalagens de plásticos sintéticos que envolvem os alimentos por um biofilme comestível - e nutritivo. O produto, que utiliza como matéria-prima a farinha de amaranto (uma planta herbácea nativa da região andina), vem sendo desenvolvido há quase dois anos por uma equipe de alunos de mestrado no Laboratório de Engenharia de Processos da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp.

18 de maio - Após quase duas décadas de abandono, polêmicas e raras intervenções preservacionistas, a recuperação da casa do multiartista Flávio de Carvalho, em Valinhos, a 90 quilômetros de São Paulo, começa finalmente a ser desenhada, no ano em que se completam 30 anos de sua morte. Originalmente construída como sede da Fazenda Capua-va, da família de Flávio de Carvalho, a casa de 600 metros quadrados possui seis quartos, quatro banheiros, dois livings, cozinha, bar e biblioteca, que já foi toda revestida de madeira de lei. O acervo de livros do artista foi doado à Unicamp.

15 de maio - O secretário da Ciência e Tecnologia, João Carlos Meirelles, anunciou que vai construir quatro novos parques tecnológicos no Estado de São Paulo. O objetivo principal é fazer com que a tecnologia de ponta desenvolvida por núcleos como Unicamp, USP e Unesp, entre outros, chegue até os pequenos e médios produtores. Mas pretende também corrigir a deformação demográfica ocorrida no Estado, pela concentração de mão-de-obra nas regiões da capital, Santos, Campinas e São José dos Campos.

DIÁRIO DO GRANDE ABC

20 de maio - A exclusão social aumentou no Brasil entre 1980 e 2000, depois de verificar um recuo entre 1960 e 1980. A conclusão é do "Atlas da Exclusão Social no Brasil - Volume 2", apresentado nesta terça-feira, em São Paulo. O estudo foi feito por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), da Unicamp e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), sob a coordenação do secretário do Trabalho de São Paulo, Márcio Pochmann.

FOLHA DE S. PAULO

19 de maio - A taxa de evasão escolar registrada na rede estadual do ensino médio nas três principais cidades da região de Campinas, em 2002, supera em três e meio pontos percentuais a média geral do Estado. "Sem visão futura, ele acaba optando por deixar a escola e procura outra coisa para fazer, muitas vezes ilegais", disse Guilherme do Val Toledo Prado, professor doutor da Faculdade de Educação da Unicamp.

VALOR ECONÔMICO

19 de maio - A Unicamp está intensificando suas parcerias fora do campus. A reitoria da instituição lançou na semana passada sua agência de inovação, a Inovacamp, que funcionará como catalizadora de contratos entre institutos da universidade e diversos setores da sociedade.

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2003 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP