| Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 393 - 21 de abril a 4 de maio de 2008
Leia nesta edição
Capa
Suco de cupuaçu
Monitoramento de doenças
Ivaldo Bertazzo
Células animais
Tarsila do Amaral
Distúrbios de aprendizagem
Ensino fundamental
Amamentação
Investimento
Uroginecologia Ilustrada
Painel da semana
Teses
Livro da semana
Portal Unicamp
O futuro do sensível
Poesia reunida
 


9

Livro de professores da
FCM ganha versão em italiano

JEVERSON BARBIERI

O professor Paulo Palma, um dos autores do livro  Uroginecologia Ilustrada: edição atualizada (Foto: Antônio Scarpinetti)A obra Uroginecologia Ilustrada, de autoria dos professores Paulo Palma e Nelson Rodrigues Netto Jr., da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, tem, desde dezembro último, uma versão em italiano, intitulada “Uroginecologia Illustrata”. O lançamento foi feito durante congresso realizado pela Sociedade Italiana de Urodinâmica, na cidade de Bologna. A obra é ricamente ilustrada. “Trata-se de uma versão ampliada e revisada. Acompanha o livro um CD com 20 procedimentos cirúrgicos passo-a-passo, realizados no Hospital de Clínicas da Unicamp”, explicou Palma. Várias técnicas são apresentadas, inclusive a da implantação do mini sling – uma pequena malha de polipropileno, totalmente desenvolvida na Unicamp, cujo ponto alto é o procedimento minimamente invasivo. Editado pela Verduci Editore, a obra teve tiragem de dois mil exemplares.

Versão em inglês deve sair em 2009

Palma explicou que uroginecologia é, na verdade, uma cirurgia pélvica reconstrutiva, muito importante para a mulher. “Vinte e cinco por cento das mulheres após a menopausa apresentam incontinência urinária, resultante de esforços como espirro e tosse. Além disso, existe uma tendência mundial de longevidade para as mulheres, que está aumentando cada vez mais. Atualmente, a esperança de vida das mulheres brasileiras está na casa dos 70 anos”, enfatizou.

À medida que o tempo passa, explica o urologista, o colágeno, a estrutura e os ligamentos que suportam os órgãos pélvicos vão se enfraquecendo e acontece aquilo que popularmente é conhecido como “bexiga caída”, e até mesmo a saída do útero através da vagina. “Esse quadro impacta negativamente a qualidade de vida da mulher”, avaliou Palma.

O livro, que conta também com uma versão em espanhol lançada em 2006, deverá ter uma versão em inglês em 2009. “Estamos trabalhando para isso. Ter a versão em inglês significa entrar no continente asiático”, ressaltou. A última edição em português é de 2005 e, segundo Palma, não inclui as novas técnicas, portanto, uma nova edição em português revisada e ampliada também está em vias de ser publicada. Palma fez questão de ressaltar a importante participação do pessoal especializado da TV Unicamp, especialmente de Jorge Calhau, na captação e edição das imagens disponíveis no CD que acompanha o livro.

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2008 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP