| Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 393 - 21 de abril a 4 de maio de 2008
Leia nesta edição
Capa
Suco de cupuaçu
Monitoramento de doenças
Ivaldo Bertazzo
Células animais
Tarsila do Amaral
Distúrbios de aprendizagem
Ensino fundamental
Amamentação
Investimento
Uroginecologia Ilustrada
Painel da semana
Teses
Livro da semana
Portal Unicamp
O futuro do sensível
Poesia reunida
 


8





Pesquisa conclui
que
amamentação pode
prevenir problemas ortodônticos

RAQUEL DO CARMO SANTOS

Luiz Fabiano Bortolo: estudo  reafirma a importância da amamentação exclusiva até o sexto mês (Foto: Divulgação)A amamentação é importante não só para a saúde geral do bebê. É também uma forma de prevenção de problemas ortodônticos no futuro. Foi o que apontou uma pesquisa desenvolvida por Luiz Fabiano Bortolo na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). O estudo constatou que, de 123 crianças que tiveram amamentação exclusiva por mais de seis meses, 74 não apresentaram problemas com maloclusão, ou seja, mordida cruzada, aberta ou sobre mordida.

A avaliação, orientada pelo professor Marcelo de Castro Meneghim, foi feita em 332 crianças de 6 a 7 anos de escolas municipais e particulares, em Adamantina, Estado de São Paulo. O tempo em que as crianças foram amamentadas não representou resultados significativos. Mas foi na tabela que relacionou o tipo, se exclusivo ou não, que a pesquisa encontrou significância. “As crianças que mamaram no peito, mas também tomavam mamadeira ou ingeriam outro tipo de alimento, apresentaram problemas ortodônticos”, esclarece Bortolo.

Segundo o ortodontista, o estudo reafirma a importância da amamentação exclusiva até o sexto mês da criança. Ela tem um papel fundamental no desenvolvimento das estruturas da face, como ossos, músculos e oclusão dentária. O movimento de ordenha ao amamentar estimula a musculatura, previne a maloclusão dentária e estimula a respiração nasal.

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2008 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP