Consu aprova contratação de profissionais de apoio à pesquisa, ensino e extensão

O Conselho Universitário (Consu) da Unicamp aprovou na tarde desta terça-feira (31) a contratação de 402 funcionários para diversas áreas da administração central e para os setores de saúde, ensino, pesquisa e extensão da Universidade.

As contratações, a serem feitas por concurso público, devem repor parte das perdas de pessoal ocorridas nos últimos cinco anos, segundo o Pró-Reitor de Desenvolvimento Universitário (PRDU), Fernando Sarti.

De acordo com Sarti, a Universidade contava com 7.626 trabalhadores no final de 2016. No final do ano passado, chegou a 6.423. A perda de 1.203 funcionários representa 15,8% do total.

"Estamos repondo apenas um terço dessa perda. Não é o ideal, mas é o factível em relação ao nosso orçamento", disse Sarti.  "Havia um represamento muito grande", explicou o Pró-Reitor.

O impacto financeiro da medida será de aproximadamente R$ 45 milhões por ano, o que representa 1,4% da receita do Tesouro da Universidade. "Na última reunião do Consu, discutimos a política de contratação docente. Agora estamos dando um passo adiante e iniciando o processo de contratação de profissionais de apoio à pesquisa, ensino e extensão", disse o reitor Antonio Meirelles.

Gratificações

Os conselheiros também aprovaram alterações na tabela de bonificações de representação, com inclusão de novas gratificações e correção do número máximo de funções gratificadas.

Foram incluídas as funções gratificadas de Coordenador de Extensão e Coordenador de Programa de Mestrado Profissional, Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa, Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais (CEP-CHS) e Coordenador do Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA), chegando a um total de 61 funções.

Foram também corrigidos os quantitativos máximos das funções de Coordenador de Divisão, Coordenador de Serviço, Assistente Técnico, Coordenador de Programa de Pós-Graduação, Supervisor de Seção e Secretário de Diretoria.

Assista à sessão ordinária do Conselho Universitário realizada em 31/5:

Comunidade Interna