Reitor recebe apoio de ex-ministro da Saúde para novo hospital

Médico, ex-aluno da universidade e ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha assumiu o compromisso de apoiar a construção de um novo Hospital Metropolitano, que atenderá os moradores da RMC e das Diretorias Regionais de Saúde (DRS) 7, 10 e 14
Médico, ex-aluno da universidade e ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha (ao centro) assumiu o compromisso de apoiar a construção de um novo Hospital Metropolitano, que atenderá os moradores da RMC e das Diretorias Regionais de Saúde (DRS) 7, 10 e 14

O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, acompanhado da coordenadora-geral da Universidade, Maria Luiza Moretti, esteve reunido, na manhã desta segunda-feira (8), no Gabinete do Reitor, com o deputado federal Alexandre Padilha (PT). Médico, ex-aluno da universidade e ex-ministro da Saúde, ele assumiu o compromisso de apoiar a construção de um novo Hospital Metropolitano, que atenderá os moradores da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e das Diretorias Regionais de Saúde (DRS) 7, 10 e 14. “Tenho eterna gratidão e compromisso com a Universidade que me formou. Tenho encaminhado emendas para o HC (Hospital das Clínicas) e o CAISM (Centro Integrado de Atenção à Mulher) e agora vamos trabalhar junto à bancada paulista e ao Ministério da Saúde para a construção do novo hospital”, disse Padilha.

A professora Maria Luiza Moretti fez uma breve exposição sobre a atual realidade de atendimento e investimento da área de Saúde da Unicamp. Além da necessidade de novos leitos e mais recursos, a coordenadora geral recordou a demanda reprimida de atendimentos gerada pela pandemia da Covid-19. “Temos destinado recursos extraorçamentários para darem conta das necessidades da área de Saúde. Por meio de mutirões, estamos reduzindo as filas para o encaminhamento de cirurgias. Agora, estamos em busca de apoio para um projeto que possa distensionar o nosso sistema”, explicou Luiza, que é médica infectologista.

Expondo os objetivos de sua gestão, que é dialogar e abrir a Universidade para todos os setores da sociedade, Antonio Meirelles agradeceu o apoio do deputado no envio de recursos para a área de saúde e disse que é preciso uma nova estrutura hospitalar para reorganizar o sistema e atender a demanda da RMC. “O HC foi concebido na década de 1980 para atender a população daquela época. Com o mesmo número de leitos estamos atendendo uma população que cresceu muito. Por isso, estamos conversando com todos os deputados, prefeitos e representantes do Estado para criar uma nova estrutura e permitir que a Unicamp mantenha seu referencial de atendimento na área da saúde”, apontou o reitor.

Padilha assumiu o compromisso de defender a proposta junto a bancada parlamentar do Estado de São Paulo, que conta com 70 deputados. Ele também irá atuar junto ao Ministério da Saúde em novas tratativas do convênio da Unicamp com o SUS (Sistema Único de Saúde). “Para o orçamento de 2022 estamos encaminhando emendas para o HC e o CAISM. E há o compromisso de trabalhar para que a Unicamp avance em projetos que beneficiarão a população da região. ”

Unicamp sedia reunião com prefeitos para debater Hospital Metropolitano

Reitor da Unicamp participa de Audiência de Orçamento do Estado

Alexandre Padilha assumiu o compromisso de defender a proposta junto a bancada parlamentar do Estado de São Paulo, que conta com 70 deputados