Maioria de eleitores não tem interesse nas eleições para vereador e prefeito

Edição de vídeo

Quase 55% dos eleitores não estão interessados nas eleições municipais e cerca de 30% dizem que não pretendem votar. Os dados são de uma pesquisa feita por universidades parceiras com a participação do Centro de Estudos de Opinião Pública (Cesop) da Unicamp. O diretor do Cesop, Oswaldo Amaral, e a editora da revista Opinião Pública, Rachel Meneguello, foram nossos convidados de uma entrevista ao vivo sobre as Eleições 2020. Para ambos as eleições municipais, ou locais, serão fortemente impactadas pelo desempenho dos gestores na condução da saúde pública no período da pandemia. A conversa ainda rendeu muitas reflexões importantes sobre a campanha política e a falta de debates, o papel ainda importante da televisão, a possível ampliação de candidatos de direita eleitos, os impactos das grandes lideranças em candidaturas, a (não) representatividade de mulheres e negros e, por fim, a importância dessas eleições.