"Eu sempre quis fazer uma escola do meu jeito", diz a professora Maria Teresa Eglér Mantoan. Saiba mais sobre a professora e sua batalha pela inclusão.

Edição de vídeo

Um dia ela quis ser bailarina. Virou personagem de poema de Cecília Meirelles. Não gostava muito da escola porque achava que o mundo ao redor já ensinava bastante, era só estar com os olhos bem abertos. Mas virou professora, começando do jeitinho que sempre sonhou, numa escola nada convencional. Neste programa conheça melhor Maria Teresa Eglér Mantoan, a professora da Faculdade de Educação da Unicamp que defende o direito incondicional de todos à educação. Ela foi uma das responsáveis pela redação da Política Nacional de Educação Inclusiva e recebeu das mãos da presidente Dilma Roussef, em 2011, a medalha da Ordem Nacional do Mérito. Hoje, aposentada, atua como professora colaboradora na Pós-Graduação.

Ficha técnica: Imagens: João Ricardo - Boi e Jorge Calhau

Entrevista: Patricia Lauretti