Ouvidoria do HC tem foco na humanização e solução de queixas

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A Ouvidoria do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp teve um aumento de 30% nas demandas de atendimento entre os anos de 2019 e 2020. Em 2019, a Ouvidoria registrou 2.138 atendimentos e em 2020 esse número saltou para 2.787. Já em 2021 e 2022, os atendimentos voltaram para o patamar pré-pandemia, próximo a 2 mil atendimentos por ano.

Mais de 94% das queixas são solucionadas, 5% são encaminhadas para outros órgãos e apenas 1% são solucionadas parcialmente.

O podcast Ressonância conversou com a ouvidora do HC da Unicamp, Erica Maria Cazetta Chinelatto, para entender como é o funcionamento da Ouvidoria do hospital e quais são os tipos de manifestações recebidas, encaminhamentos e soluções encontradas para ajudar os pacientes e familiares.

“A Ouvidoria do HC tem demandas próprias e específicas. Atua de maneira preventiva e estratégica dentro da ética profissional, com sigilo e imparcialidade. Nosso objetivo é acolher, ouvir, encaminhar e tentar solucionar o problema. Os pacientes ou familiares chegam aqui muitas vezes desgastados e conseguimos transformar a queixa numa solução do problema. Isso é muito gratificante”, relatou Erica durante o podcast.

A Ouvidoria do HC foi criada em junho de 2004 com o objetivo de favorecer a comunicação entre os usuários, os profissionais da instituição e a própria direção do hospital. A Ouvidoria é uma exigência da Política Nacional de Humanização (PNH), na atenção hospitalar e segue os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na humanização.

Ressonância é um podcast em parceria do HC da Unicamp com a SEC Rádio e TV Unicamp. O podcast aborda assuntos de saúde de interesse geral da população, campanhas e entrevistas com especialistas do hospital. A edição desse mês está disponível no YouTube e plataformas de streaming como Spotify, Deezer e outros. Ouça também as demais entrevistas na playlist do HC da Unicamp.

 

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