Ciência Ancestral: Educação indígena reivindica uma nova epistemologia

Qual o papel da educação na transmissão do conhecimento dos povos originários? A cosmovisão indígena pode ser considerada uma ciência? 

Neste segundo episódio da série Ciência Ancestral, para a Rádio Unicamp, discutimos o que é a educação indígena, como ela se diferencia da educação tradicional e qual sua importância para a preservação da cultura dos povos originários.

Para os professores e intelectuais indígenas ouvidos pela reportagem, a falta de investimentos públicos e de materiais didáticos adequados são alguns dos principais obstáculos enfrentados nas escolas indígenas. O maior desafio tem sido construir uma educação que contemple as diferentes visões de mundo e culturas dos povos indígenas, isto é, uma epistemologia que valorize os saberes ancestrais.

 

Ficha técnica:

Produção e reportagem: Asriel Santana

Edição de áudio: Juliana Franco

Vinheta da série: Renata Alves

Edição de imagem: Paulo Cavalheri

Edição de vídeo: Beto Minetto

Imagem de capa: Divulgação/CPERS

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