Revista científica faz reportagem de capa com homenagem a Oswaldo Alves, ex-professor do Instituto de Química 

Edição de imagem

A revista científica Chemical and Engineering News, da American Chemical Society, publicou uma reportagem de capa que trata de pesquisadores hispânicos e latino-americanos que se destacaram em suas áreas e faleceram recentemente.

Entre os pesquisadores, a revista cita o professor Osvaldo Alves, do Instituto de Química, que sofreu um infarto em 10 de julho de 2021.

O professor Oswaldo Alves falecido em julho de 2021
O professor Oswaldo Alves falecido em julho de 2021

O professor Oswaldo Alves era um dos mais importantes químicos do Brasil e da Unicamp, tendo recebido inúmeros prêmios nacionais e internacionais. Foi um dos primeiros entre os pesquisadores brasileiros a desenvolver atividades na área de Nanotecnologia. Era membro ativo da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e coordenava trabalhos na regional do interior de São Paulo da Academia Brasileira de Ciências.

Leia a matéria publicada no Chemical and Engineering News

Leia mais:

Comunidade científica perde Oswaldo Luiz Alves

Instituto de Química reinaugura Biblioteca com homenagem póstuma a Oswaldo Alves

Em memória de Oswaldo Luiz Alves, que deu negritude à ciência brasileira

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

Obra reúne acervo de Rogério Cerqueira Leite; edição estará disponível para venda em breve nos sites das editoras

O papel do rap e da educação na busca pela superação do racismo e da violência foi um dos temas debatidos

Foram aprovados os itens: “Prêmio Tese Destaque", a prorrogação da licença paternidade para servidores e recursos adicionais para o desenvolvimento de dois projetos no âmbito do Plano Plurianual de Investimentos (PPI)

Cultura & Sociedade

O evento foi organizado pela Proec e reuniu mais de 700 participantes, de oito estados, com a apresentação de 189 trabalhos; confira a reportagem completa sobre as palestras e entrevistas com os convidados 

Fruto de parceria com jovens indígenas do país, obra “Still I Rise” traz relatos de experiências de impacto para o empoderamento de povos originários